Avançar para o conteúdo principal

Um alerta sobre químicos a evitar e a eliminar da sua vida.


Hoje em dia só não sabemos o que não queremos ou simplesmente decidimos ignorar. Neste texto vamos transcrever uma lista sobre todos os efeitos nocivos dos ingredientes de produtos que usamos no nosso dia-a-dia (no nosso caso pudemos dizer que usávamos, já não os usamos, nunca mais!!), podem acreditar que existem alternativas e muitas!
Existem produtos de beleza e de higiene sem ingredientes químicos, tendo na sua composição produtos naturais e plantas de origem de produção biológica. Atualmente, consumir produtos naturais biológicos, não se trata de uma moda dos actores de Holywood, nem tão pouco os preços destes produtos são ao nível de vida destas estrelas, aliás tal como em tudo, há preços acessíveis para todos, por isso a crise não é desculpa, para mudar o consumo de produtos que utiliza no duche, na higiene e na manutenção da beleza e tratamento da sua pele. Trata-se de uma atitude de respeito para com a sua saúde (prevenção de doenças, prevenção de envelhecimento precoce), de respeito para com os animais (não são feitos testes tortuosos em animais, que temos como amigos de estimação e outros) e de responsabilidade social (ambiente do planeta, criação de trabalho sustentável e em alguns casos, parceria local de produção justa, entre muitos outros benefícios que a produção de produtos naturais e biológicos, nos oferece a nós e ao planeta).
Nós temos o orgulho de comercializar duas marcas de cosmética, sem estes químicos nocivos e com componentes de produtos naturais provenientes de agricultura biológica e contribuir para a sua divulgação!

Em Junho tínhamos colocado um post sobre as “Diferenças e benefícios da cosmética natural e biológica!!” onde mencionamos os efeitos nocivos de alguns químicos utilizados na cosmética.  
Agora com este post, a nossa informação, fica mais completa.

Alerta vermelho:

O Environmental Working Group aconselha os consumidores a estarem em alerta máximo no que diz respeito aos sete ingredientes que se seguem 8ordenado de acordo com o nível de perigo):
1. Alcatrão: utilizado em champôs anti-caspa e cremes de acção anti-irritante, o alcatrão é um conhecido agente cancerígeno. Corantes à base de alcatrão como azul brilhante FCF, presentes em pastas de dentes, e verde rápido FCF, em elixires bucais, devem ser evitados.
2. Fragrância: este termo ubíquo é utilizado para disfarçar centenas de ingredientes, incluindo ftalatos, que destroem o sistema endócrino e podem causar danos a nível reprodutivo e de desenvolvimento.
3. Hidroquinona: Normalmente encontrado em cremes para a pele com efeito aclarador e cremes faciais hidratantes, trata-se de uma neurotoxina e é alergénico. 
4. Alumínio: Frequentemente utilizado como aditivo de cor nas sombras para os olhos e também em desodorizantes, está classificado como cancerígeno, tóxico e mutagénico.
5. Triclosano: Este químico é utilizado em quase todos os produtos antibacterianos, incluindo sabões, pastas de dentes e cosméticos. O triclosano está muitas vezes contaminado com dioxinas, que são altamente cancerígenas e enfraquecem o sistema imunitário, prejudica a fertilidade e origina anomalias congénitas.
6. Parafenilenodiamina: Este é o químico responsável pela má reputação da coloração capilar comum. Pode danificar o sistema nervoso, causar irritação pulmonar e graves reações alérgicas. É igualmente conhecido como p-fenilenodiamina ou PPD.
7. Chumbo e Mercurio: O chumbo pode estar presente na pasta de dentes como uma substancia contaminadora de sílica hidratada. Trata-se de uma neurotoxina que está igualmente presente na tinta de coloração capilar como acetato de chumbo. É possível encontrar mercúrio num conservante cosmético de nome timerosal.

Alerta laranja: 

Alguns dos químicos que se seguem podem originar a formação de químicos cancerígenos denominados nitrosaminas, Assim sendo evite todos os produtos que tenham na sua composição: 
 - Cocamida dietanolamina
 - Luaramida dietanolamina
 - Cocamida monoetanolamina
 - Trietanolamina (TEA)
 - Dietanolamina (DEA)


Óleos minerais 
Revestem a pele como plástico, por isso esta não consegue respirar. Podem abrandar as funções naturais da pele e o desenvolvimento das células, resultando em envelhecimento precoce. Os óleos minerais podem ainda estar contaminados com hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP), que podem ser cancerígenos. Apresentam-se na forma de produtos de destilação de petróleo (felizmente proibidos na União Europeia), mas permitidos nos EUA em muitos produtos, incluindo rimeis. Aparecem designados nos rótulos como “petróleo” ou “parafina liquida”.
A vaselina, que, cabe aqui dizer, considerando um remédio para todos os males, é agora suspeita de ser cancerígena devido ao seu modo de fabrico.

Parabenos (metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, butilparabeno, isobutilparabeno) 
Os parabenos são conservantes químicos identificados como estrogénicos e desreruguladores do funcionamento hormonal normal.  Os químicos estrogénicos simulam o funcionamento do estrogénio hormonal natural e foi provado que a exposição a estrogénios externos aumenta o risco de cancro da mama. Estes químicos são muito comuns na maioria dos produtos que se consumem.

Ftalatos

Estes horrendos químicos sintéticos originam uma grande variedade de anomalias congénitas e disfunções reprodutoras permanentes em animais de laboratório expostos durante a gestação e após o nascimento. São, ainda, quimicos que simulam funções hormonais, e muitos deles danificam os processos hormonais naturais. Crescem, assim, aspreocupações relativas a implicações a nível de risco de cancro da mama. Apresentam-se muitas vezes, como o termo “fragrância”. O dibutilo e o 2-etlhexilo foram banidos na União Europeia, mas não nos EUA.

Lauril sulfato de sódio e laurel éter sulfato de sódio

Este ingrediente é um agente produtor de espuma derivad. É utilizado em fluidos de travões, anticongelantes e, ainda, numa extensa variedade de produtos para a pele, incluindo pasta de dentes, champô, espuma de banho e sabão.

Existe uma grande onda de controvérsia à volta do laurel sulfato de sódio, já que muitos defendem que não se trata apenas de uma substancia comprovadamente irritante para a pele, mas também potencialmente cancerígena. O Environmental Working Group classifica-a como tal. Outros afirmam que é propensa a contaminação por uma substancia cancerígena denominada 1,4-dioxano, utilizada pela sua propriedade de produzir espuma. Muitos grupos consideram ser uma falsa questão levantada pela industria de produtos naturasi para a pele com o objectivo de ganhar meia dúzia de tostões propagandeando os seus produtos sem laurel sulfato de sódio.
No que diz respeito à saúde, se prefere não correr riscos, opte por produtos sem laurel sulfato de sódio.

Polietilenoglocol (PEG)
O PEG é uma substancia potencialmente cnacerigena, por norma utilizada como produto de limpeza dissolvente de gordura e um espessante de produtos para a pele. Estes quimicos são considerados tão tóxicos pela EPA que os trabalhadores têm de usar vestuário de protecação durante o seu manuseamento, visto penetrarem facilmente na pele, danificando funções vitais do cérebro, fígado e rins. Esteja ainda, atenta ao propilenoglicol, álcool isopropílico e butilenoglicol.

Conservantes produtores de formaldeído
Alguns conservantes podem transmitir formaldeído, visto libertarem para a pele pequenas quantidades deste composto gasoso. Muitos conservantes são toxinas celulares. O formaldeido pode causar inúmeros problemas de saúde, incluindo sensação de desconforto nas articulações, dores no peito e fadiga cronica. São exemplos: dimetilol dimetil-hidantoina, imidazolidinil ureia e diazolidinil ureia.

Talco
Encontrado em produtos para bebé, desodorizantes e produtos de beleza em pó, o talco contém um químico semelhante ao amianto e pode aumentar o risco de determinados cancros nos ovários.

Acrilatos e metacrilatos
Substancias detetadas em produtos para unhas que podem causar dermatite.

Álcool isopropílico 
Este aditivo é muito comum em produtos de beleza. Trata-se de um agente secante que escama a superfície da pele, expondo-nos a bactérias e outras toxinas. Pode ainda provocar o aparecimento de pigmentos acastanhados e até acelerar o envelhecimento. Ui!

Acetato de tocoferol
Pode parecer inocente, mas é uma versão sintética da vitamina E, uma substancia supostamente cancerígena que cuas dermatite.

Phenonip
Trata-se de uma mistura conservante que contém os parabenos acima mencionados: fenoxietanol, metilparabeno, etilparabeno, butilparabeno, propilparabeno, isobutilparabeno.

Composto de amónio quaternário
Estes compostos são utilizados como conservantes e constituem a principal causa de dermatite por contacto. Constarão das suas listas de ingredientes como cloreto de benzalcónio, brometo de cetrimónio, quaternário 15 e quaternário 1-29.

Tensioativos catiónicos
Estes petizes podem ser encontrados no seu condicionador para o cabelo. Eram originalmente utilizados na indústria do papel. Ironia das ironias, podem tornar o seu cabelo seco e quebradiço após o uso prolongado. São, ainda, alergénicos e tóxicos. Esteja atenta a estes ingredientes: cloreto de benzildimentil (octadecil) amónio, cloreto de banzalcónio, cloreto de cetrimónio, cloreto de cetalcónio e colagénio hidrolisado laurildimónio.

Álcool benzílico
Preste atenção a esta substancia na sua lista de ingredientes, visto tratar-se de um petroquímico que pode irritar seriamente os olhos e o sistema respiratório.

Emolientes derivados de silicone
Estes químicos revestem a pele como um embrulho de plástico e, muito pior, podem acumular-se no fígado e nas glândulas linfáticas, o que pode originar o crescimento de tumores. Estes emolientes incluem: dimeticone, dimeticone copoliol e ciclometicone.

Carbómero 934, 940, 941,960,961C
Utilizado como estabilizador e espessante em cremes, cosméticos, pasta de dentes e produtos para o banho. É um conhecido alergénico que causa a irritação dos olhos.

Adicionamos a seguinte informação:
Floureto de sódio, um composto do fluor que existe nas pastas de dentes, é conhecido por provocar diversos tipos de tumores. É quase impossível comprar uma pasta d dentes que não tenha este químico na sua composição, mas existem algumas á bases de produtos naturais que não têm, na nossa loja online temos pasta de dentes da marca ESI, ver aqui 

É evidente que não vai conseguir decorar todos estes nomes, nem vai ter tempo para estar nas compras com uma lupa a ler todos os rótulos das embalagens dos produtos que precisa de comprar, a substituição pode ser feita paulatinamente, pode começar por ler o rótulos dos produtos que já tem em casa e depois decidir se deita fora ou não, ou usar até acabarem (caso tenham sido muito caros) e depois substituir por outros mais benéficos para a sua saúde.


Bibliografia: Gorgeously Green, Autora: Sophie Uliano

Texto (introdução e fim): Maria Gomes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba como a inflamação afecta o seu corpo

Por Carly Fraser A Inflamação controla todos os aspectos da nossa vida. Se você ou alguém que conhece sofre de dores constantes, dor crónica, diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ADD / ADHD, neuropatia periférica, enxaqueca, cancro, problemas de tiróide ou problemas dentários, está constantemente a lidar com a inflamação. Aprender como a inflamação afecta o corpo, e o que pode fazer para a parar, é o primeiro passo para perceber todo o potencial do seu corpo. Em vez de ir à raiz da causa, os médicos, quando estão perante os doentes que sofrem dos problemas acima mencionados, dão aos seus doentes medicamentos, para encobrir os problemas que continuam a manifestar-se e a piorar. Se lhes dissessem simplesmente que para melhorarem, têm que eliminar a inflamação do seu organismo, então, nunca mais teriam que tomar medicamentos. A inflamação começa no nosso intestino, com uma reacção auto-imune que evolui para uma inflamação sistémica. Assim, podemos ver o qu

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO 5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro.  A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros

Como sair vencedor do Inverno

As principais doenças de Inverno Fazemos aqui uma rápida apresentação das principais doenças de inverno: A gripe : é uma doença que não pode perder. Se apanhou a verdadeira gripe, permanecerá acamado, a arder com febre, tremores, dor de cabeça e dor severa nas articulações, durante pelo menos vários dias. Não haverá dúvida de que não vai trabalhar ou vai à escola, mesmo que queira;  A gripe é a doença que o obriga a retirar-se temporariamente do mundo. Constipação : as constipações são causadas por outro tipo de vírus, nomeadamente o rinovírus, que se aloja nas vias respiratórias, no clima frio. Se está com dor de garganta, pode ter um pouco de febre, e assoar-se muito. Em caso de constipações muito graves, pode até ficar de cama por vários dias, mas também pode levantar-se e até sair, se necessário. Os picos de febre ou "feridas" (ou herpes labial) : são as pequenas feridas que aparecem nos lábios e no nariz. São altamente contagiosos pelo contato e causam