Avançar para o conteúdo principal

Mirtilos e Framboesas


Os alpinistas sabem que a melhor maneira de comer amoras não é a bicar um a um, ao longo do caminho. Não, o importante é parar; e colher 50 ou uma centena; até transbordar das mãos, e metê-las na boca de uma só vez. Bolas grandes de sumo perfumado, aquecidas ao sol, que explodem nos seus dentes. A sua pele macia e as minúsculas sementes, que não interferem de modo algum, com o bocado delicioso a engolir, doce o suficiente, para não desgostar.

A operação pode ser repetida várias vezes (ou várias dezenas de vezes). Agachamo-nos, em seguida sentamo-nos no mato. Depressa, as calças ficam com picos, os dedos colam, os dentes estão violetas, mas apenas os maníacos ficam desolados. Com efeito, o que conta, é que está a oferecer ao seu corpo, gratuitamente, uma das melhores curas anti idade e anti cancro existentes neste planeta. 


Mirtilos e Framboesas contra o envelhecimento cerebral

Os cientistas demonstraram recentemente que os mirtilos aumentam a memória e previnem a demência. Compararam dois grupos de pessoas idosas durante dois meses, durante os quais uns beberam todos os dias sumo de mirtilos, enquanto os outros beberam sumo de fruta sem mirtilos. Os testes antes e após os tratamentos, mostraram uma melhora significativa de aprendizagem e da memória, das pessoas do grupo que beberam o sumo de mirtilos.

Note-se que os benefícios dos mirtilos foram encontrados em frutas frescas e sumos de frutas frescas, não estão em geleias de mirtilos e muito menos em tartes de mirtilos, onde as propriedades do açucar e a cozedura, modificaram as suas propriedades, Quanto aos muffin de mirtilos em celofane do McDonalds e doutras lojas, o melhor é esquecer!

Comer framboesas, é também excelente para conservar as suas faculdades cerebrais; um estudo mostra que os mirtilos melhoram as capacidades de aprendizagem, enquanto as framboesas têm um efeito mais forte na memória. 


Mirtilos e framboesas contra o cancro!

Muitos estudos sugerem que estas bagas são remédios poderosos na prevenção do cancro. Num estudo feito em laboratório, o extracto de seis espécies de bagas (mirtilos, amoras, framboesas, framboesas pretas da América, arandos e morangos) tiveram um efeito inibidor sobre as células humanas de cancro da boca, da mama, do cólon e da próstata.

Este efeito está relacionado com os anti oxidantes presentes em grande quantidade nos frutos vermelhos e negros frescos. Os anti oxidantes são moléculas que destroem os radicais livres, substâncias agressivas que atacam e desnaturam as paredes das células, fazem-nos envelhecer, e podem mesmo favorecer o desenvolvimento de células cancerosas. 

Os antioxidantes também fortificam o sistema imunitário, aliviam a dor da osteoartrite, ajudam à digestão, acalmam as infecções do trato gastro intestinal, e diminuem o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.


Bagas de açaí

Outras bagas têm virtudes semelhantes. As bagas de açaí da América do Sul, as quais, são amplamente divulgadas na internet, podem ser por exemplo, eficazes contra a leucemia.

No entanto, esta eficácia não foi comprovada em seres humanos, e não é, superior à eficácia das bagas de frutos frescos que todos temos em casa.

O poder do açaí vem da sua excepcional concentração em antioxidantes, mas esse valor não é superior ao dos mirtilos e das framboesas frescas.

De acordo com um estudo comparativo de vários sumos de frutas populares nos Estados Unidos, o valor de antioxidantes do sumo de açaí é inferior ao do sumo de toranja, uva, cereja e de mirtilo! No entanto, é superior ao do sumo de laranja, de maçã e de arando. 


Mais uma boa noticia sobre mirtilos e framboesas

Um estudo efectuado com 134000 mulheres e 47000 homens, relatou que, as pessoas que comem regularmente, mirtilos e framboesas, têm um risco significativamente menor de desenvolver hipertensão (pressão arterial elevada, devido à rigidez das artérias). O efeito contra a hipertensão é mais forte com os mirtilos do que com as framboesas.
A temporada das framboesas e dos mirtilos – que está a começar! – irá ser excepcional. Tragam os vossos filhos, se poderem, e deixem-nos encher a barriga de mirtilos de montanha. 
As framboesas de montanha, mais pequenas mas mais perfumadas, do que as suas descendentes das planícies (a framboesa é nativa dos Alpes, onde a encontra no seu ambiente natural), ao longo das estradas de floresta, entre 1500 a 1800metros, são os melhores locais, com a sua mistura de luz e sombra, e de humidade. 


Nós por cá, conseguimos encontrar estas bagas no supermercado ou em mercados de produtos biológicos, que são um pouco caras. Quem tiver a sorte de morar fora da cidade, terá mais facilmente acesso a esta fruta divina da natureza.

À vossa Saúde!!

Texto original: Jean-Marc Dupuis 
Tradução e adaptação: Maria Gomes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO

5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro. 
A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros neurotransm…

Melatonina: Um sonífero natural

A União Europeia finalmente autorizou um produto natural que ajuda a dormir melhor: A Melatonina
Se me pede a minha opinião, as pessoas que interditaram esta substância natural durante tantos anos, sem qualquer argumento científico, considerando que os distúrbios do sono afectam 25 a 40% da população, cometeram um crime grave contra os seus concidadãos.
Mas sejamos positivos, e voltemos aos benefícios que se podem ter ao tomar a melatonina:
Um meio eficaz contra a insónia
Assim que a luz do dia enfraquece, a sua glândula pineal, que está localizado no seu cérebro começa a secretar melatonina. Esta substância, que é uma hormona natural, prepara o corpo para dormir e descansar.
Com efeito, a glândula pineal está directamente ligado ao nervo óptico: ela está em sintonia com a luz. É por isso que a melatonina é conhecida como a hormona que regula o relógio biológico, também conhecido como ritmo vigília-sono ou o ritmo circadiano. É por isso que as pessoas cegas, muitas vezes têm problemas …

Os terríveis malefícios da Candida Albicans

Quando está infectada de Candida albicans, dizemos que tem "sapinho" ou mais precisamente "candidíase", a infecção fúngica mais comum. Candidíase é mais conhecida, para o público em geral, na forma de "sapinhos", essas manchas brancas na boca e lábios, coceira horrível. Os “sapinhos” afetam principalmente crianças e pessoas com sistema imunológico debilitado, (pessoas tratadas com antibióticos, quimioterapia ou com AIDS). O diagnóstico é óbvio, a maioria dos médicos não se enganam
Mas, na realidade, as nossas sociedades industriais estão infectadas com Candida albicans, muito além de pessoas que sofrem de aftas: 90% dos americanos têm uma taxa mais elevada do que o normal de Candida albicans no intestino; 80 milhões de pessoas estão infectadas, e 70% são mulheres. 
Muita da população tem micoses nos dedos, sob as unhas e, muitas vezes: mais frequentemente colónias de Candida albicans.
Começa com pequenas espinhas vermelhas nos dedos. As unhas dos pés tor…