Avançar para o conteúdo principal

Fertilidade


Um em cada seis casais tem dificuldade em ter um filho. A medicina moderna propõe soluções pesadas, caras e incertas. Antes de se lançarem nessas soluções, muitos casais poderiam considerar soluções mais suaves. Às vezes o problema é desbloqueado ... como que por magia.
As abordagens naturais são justificadas, especialmente porque geralmente não é um único factor que impede a concepção da criança: trata-se de uma série de pequenos desequilíbrios, que não poderiam, por si só causar infertilidade, mas que, combinados, reduzem muito a probabilidade de uma mulher engravidar.

Trate a qualidade das suas gametas

Um bebé bonito e forte começa por um óvulo e um espermatozóide de boa qualidade. Eu sei que essas palavras são incomuns e podem ofender. E no entanto, é verdade: se o bebé tem algum problema, ou tarda a formar-se, muitas vezes é porque o óvulo ou os espermatozóides são defeituosos. Se os observar ao microscópio, pode constatar que uma parte significativa dos espermatozóides são anormais, e que os óvulos podem também ser, mais ou menos saudáveis.
Dê a si mesmo, pelo menos 120 dias (4 meses) para preparar as suas gametas. Este período corresponde ao tempo de maturação tanto do óvulo como do esperma. Tudo o que comer ou inalar durante este período pode afectar a saúde das suas gametas e a qualidade genética que transmitirá ao seu filho.
A criança é o produto da metade do pai e da metade da mãe, ambos os futuros pais devem dar igual importância a esta preparação. Em 40% dos casos, as mulheres que sofrem muitos abortos, têm um conjuge cujo esperma é fraco ... Assim, os homens que querem procriar devem observar-se tanto quanto as mulheres, e isso significa que (não vou surpreendê-lo):
          • Um modo de vida são;
          • Uma alimentação sã (veja abaixo).


Prepare o seu corpo

O corpo feminino pode estar mais ou menos pronto para aceitar um ovo fertilizado e permitir que se desenvolva nas melhores condições.
Seu programa para preparar o seu corpo para uma gravidez bem sucedida deve incluir:

1. Actividades ao ar livre, próprias para relaxar;

2. Uma boa exposição ao sol, para o moral e a vitamina D;

3. Consumo de Ómega-3, ácidos gordos (peixes gordos, nozes), equivalente ao Ómega-6 (óleo de milho, e de girassol);

4. Comer nozes, sementes, legumes temperados com óleos crus (nozes, azeite, canola, linho);

5. Beber água engarrafada ou filtrada (entre 1 e 1,5 litros por dia);

6. Comer muitos legumes coloridos e frutas, frescos e sazonais, de vitaminas e antioxidantes;

7. Cozinhar com um óleo rico em gordura saturada e estável ao calor (óleo de coco, azeite, etc...);

8. Dormir em horários regulares, nas melhores condições possíveis (quarto escuro absoluto, bem ventilado, colchão de qualidade e silêncio).

Desintoxique-se

Todas as toxinas que estão no seu sangue passarão para a de seu bebé, com o mesmo efeito de  concentração.
Durante três meses antes da concepção, evite contactos com:

  • os pesticidas, incluindo aqueles que estão nas frutas e legumes;
  • o formaldeído (ou formol) nos desodorizantes, produtos de limpeza e polidores, purificadores de ar;
  • os bisfenóis: em caixas e algumas garrafas plásticas de alimentos;
  • os solventes orgânicos, derivados do petróleo, de produtos para o lar, electrónicos, cosméticos;
  • os produtos químicos utilizados na limpeza a seco;
  • as tintas.

Evite o café, o álcool e o tabaco

Beber café reduz a fertilidade. Um estudo publicado na revista médica The Lancet, refere que beber uma xícara de café por dia pode reduzir as chances de conceber uma criança de 50% em cada ciclo. Noutro estudo, publicado no The American Journal of Epidemiology - que incidiu sobre 1.909 mulheres nos Estados Unidos, aquelas que beberam cafeína, seja na forma de café, chá ou refrigerante, correram um risco maior de ter de esperar um ano ou mais antes de chegarem a conceber.
O álcool interfere com os óvulos e o esperma, e beber dois a três copos de álcool por dia pode reduzir a fertilidade em 39%. Mas é especialmente durante a gravidez que qualquer bebida deve ser proibida.
Fumar também afecta a fertilidade: nos homens, reduz a mobilidade (com T) do esperma, ou seja, a sua capacidade para se mover para a frente, porque o cádmio e nicotina. Se parar de fumar, pode ter oito vezes mais esperma após 15 meses.

Verifique que não tem DST

A maioria das pessoas não acham que têm uma doença sexualmente transmissível (DST). Mas há DST assintomática, o que significa que pode não estar ciente de ter sido infectado, porque os sintomas não são visíveis.
Nos homens, em particular, há uma infecção bacteriana muito comum, infecção por clamídia, que afecta a fertilidade. Tratar esta doença é simples, e pode eliminar o problema. Peça ao seu médico para examiná-lo.


Um bom complemento alimentar

Comer de uma forma saudável e orgânica ou não, é pouco provável que tenha todas as reservas de nutrientes para uma óptima fertilidade, e para dar ao seu filho tudo o que ele precisa durante toda a gravidez sem risco de sofrer um déficit.
Um bom complemento alimentar é essencial para as mulheres grávidas, e para aquelas que querem engravidar. Deve começar quatro meses antes de engravidar, se possível. Os nutrientes essenciais que precisa são:

  • Vitamina D;
  • Ómega-3;
  • Zinco;
  • Selénio;
  • Magnésio;
  • Cálcio;
  • Vitamina B6;
  • Vitamina B9 (ácido fólico);
  • Vitamina B12;
  • Vitamina C.


É especialmente necessário manter um nível no sangue entre 50 e 70ng/ml de vitamina D, uma vez que reduz o risco de complicações durante a gravidez, tais como a pré-eclampsia e o parto prematuro. Também reduz o risco de autismo, e elimina virtualmente o risco de diabetes de tipo 1, no recém-nascido. A suplementação com ácido fólico (vitamina B9) é hoje amplamente prescrito pelos médicos, pois pode reduzir a malformação do tubo neural (cérebro e medula espinal).

A acupunctura funciona

A acupuntura é um tratamento eficaz para a infertilidade inexplicada. Pode normalizar o ciclo menstrual, e melhorar a produção e a qualidade dos óvulos.
Tem muitos benefícios: reduz síndrome pré-menstrual (TPM), alivia o stresse físico e emocional associado à infertilidade e seu tratamento, e melhora a saúde em geral. Não tem nenhum efeito secundário, a curto ou longo prazo, e é relativamente acessível.

Outras medidas possíveis

Se o seu orçamento permite, não hesite em ...ir de férias para uma ilha paradisíaca ... deslocar-se para um lugar calmo, verde, ensolarado ... parar de trabalhar e focar-se em actividades que a relaxam durante um tempo ...

Não se esqueça de me enviar um anúncio do nascimento, se este artigo a ajudou.


À vossa saúde!

Texto Original: Jean-Marc Dupuis 
Tradução e adaptação: Eugénia Gomes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba como a inflamação afecta o seu corpo

Por Carly Fraser A Inflamação controla todos os aspectos da nossa vida. Se você ou alguém que conhece sofre de dores constantes, dor crónica, diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ADD / ADHD, neuropatia periférica, enxaqueca, cancro, problemas de tiróide ou problemas dentários, está constantemente a lidar com a inflamação. Aprender como a inflamação afecta o corpo, e o que pode fazer para a parar, é o primeiro passo para perceber todo o potencial do seu corpo. Em vez de ir à raiz da causa, os médicos, quando estão perante os doentes que sofrem dos problemas acima mencionados, dão aos seus doentes medicamentos, para encobrir os problemas que continuam a manifestar-se e a piorar. Se lhes dissessem simplesmente que para melhorarem, têm que eliminar a inflamação do seu organismo, então, nunca mais teriam que tomar medicamentos. A inflamação começa no nosso intestino, com uma reacção auto-imune que evolui para uma inflamação sistémica. Assim, podemos ver o qu

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO 5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro.  A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros

Como sair vencedor do Inverno

As principais doenças de Inverno Fazemos aqui uma rápida apresentação das principais doenças de inverno: A gripe : é uma doença que não pode perder. Se apanhou a verdadeira gripe, permanecerá acamado, a arder com febre, tremores, dor de cabeça e dor severa nas articulações, durante pelo menos vários dias. Não haverá dúvida de que não vai trabalhar ou vai à escola, mesmo que queira;  A gripe é a doença que o obriga a retirar-se temporariamente do mundo. Constipação : as constipações são causadas por outro tipo de vírus, nomeadamente o rinovírus, que se aloja nas vias respiratórias, no clima frio. Se está com dor de garganta, pode ter um pouco de febre, e assoar-se muito. Em caso de constipações muito graves, pode até ficar de cama por vários dias, mas também pode levantar-se e até sair, se necessário. Os picos de febre ou "feridas" (ou herpes labial) : são as pequenas feridas que aparecem nos lábios e no nariz. São altamente contagiosos pelo contato e causam