Avançar para o conteúdo principal

4 Conselhos para baixar o índice glicémico de uma refeição





Formas concretas para melhorar a qualidade nutricional das suas refeições

Se é saudável ou tem uma taxa alta de açúcar no sangue, é bom verificar o índice glicémico (IG) dos seus pratos para evitar picos de açúcar no sangue depois de algumas refeições. Estes picos cansam o pâncreas; causam  perda de energia e sensação de fome, levando à obesidade. A longo prazo, pode contribuir para a diabetes. Aqui estão alguns conselhos para limitá-las.

Misture legumes nas suas refeições

Os legumes têm um baixo índice glicémico. Pode diminuir o índice glicémico de um prato de massa ou arroz, reduzindo a quantidade de amido e substituí-lo por uma quantidade equivalente de legumes. Por exemplo, misturando igualmente  abobrinha ou berinjela e massas. Esta é uma forma saborosa e fácil de controlar melhor o açúcar no sangue e melhorar a densidade nutricional dos alimentos.


Adicione vinagre

O vinagre reduz o índice glicémico da refeição ou um prato dentro das proporções consideráveis (15-35% em média). O vinagre pode ser usado na salada ou adicionado a um alimento (arroz nos sushi), ou para os mais aventureiros, ingerido antes das refeições. O vinagre também melhora a sensibilidade à insulina, tanto em indivíduos saudáveis como naqueles que são resistentes à insulina ou têm diabetes. Se não gosta da ideia de engolir uma colher de sopa de vinagre, também funciona com limão ...

Coma as suas batatas frias

O índice glicémico da batata é geralmente tão alto, que a LaNutrition.fr aconselha a comer com moderação, especialmente se for sedentário. Mas arrefecidas, a fécula de batata adquire resistência, o que reduz o IG desses vegetais em cerca de 30%. Se comer as batatas frias em salada com vinagre, o IG é reduzido em mais de 40%.

Beba chá verde

De acordo com um estudo recente em ratos, os flavonóides do chá verde reduzem o nível de açúcar no sangue após uma refeição contendo amido (carboidratos). Neste estudo, os flavonóides foram administrados sob a forma de extractos e não de chá. Os pesquisadores que conduziram este estudo, acreditam que os flavonóides actuam inibindo a enzima que nos permite desmantelar o amido para extrair a glicose, desde que tome o chá durante as refeições, e não mais tarde. Os flavonóides não têm nenhum efeito na administração de açúcares simples.

Experimentalmente, os componentes do chá verde inibem os enzimas envolvidos no metabolismo dos alimentos, tais como a glicemia, amilase e maltase.

Em humanos, os estudos que utilizam o chá verde são contraditórios. Alguns  encontram um benefício de açúcar no sangue e a sensibilidade à insulina, outros não. De qualquer forma, um estudo recente concluiu que beber chá verde durante a refeição, ajuda a saciedade mais do que a água.

Utilize a canela

A canela pode ajudar a controlar a glicémia após uma refeição rica em amido. Este é o caso em pessoas saudáveis. Onde há uma resistência à insulina, uma intolerância à glicose ou diabetes, os estudos são contraditórios: alguns acham que a canela é eficaz, outros não. As doses utilizadas nos estudos variam de um a seis gramas por dia (um grama = meia colher de café) misturados nos alimentos, por exemplo numa sobremesa.

É preferível utilizar as doses mais baixas, especialmente em doenças do fígado e dos rins, como algumas variedades contêm doses elevadas de cumarina, que podem se revelar tóxicas. A variedade Cinnamomum verum (canela "verdadeira", também conhecida como C. zeylanicum) é mais seguro do que variedade "cássia", rica em cumarinas. O problema é que, no comércio de especiarias, as duas variedades são misturadas, com uma maior quantidade de cássia que é mais barata! O ideal é comprar a canela a um fornecedor que identifica claramente a sua proveniência.



Artigo original: Elvire Nérin, autora do livro «Le nouveau régime IG».
Tradução e adaptação: Eugénia Gomes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba como a inflamação afecta o seu corpo

Por Carly Fraser A Inflamação controla todos os aspectos da nossa vida. Se você ou alguém que conhece sofre de dores constantes, dor crónica, diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ADD / ADHD, neuropatia periférica, enxaqueca, cancro, problemas de tiróide ou problemas dentários, está constantemente a lidar com a inflamação. Aprender como a inflamação afecta o corpo, e o que pode fazer para a parar, é o primeiro passo para perceber todo o potencial do seu corpo. Em vez de ir à raiz da causa, os médicos, quando estão perante os doentes que sofrem dos problemas acima mencionados, dão aos seus doentes medicamentos, para encobrir os problemas que continuam a manifestar-se e a piorar. Se lhes dissessem simplesmente que para melhorarem, têm que eliminar a inflamação do seu organismo, então, nunca mais teriam que tomar medicamentos. A inflamação começa no nosso intestino, com uma reacção auto-imune que evolui para uma inflamação sistémica. Assim, podemos ver o qu

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO 5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro.  A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros

Como sair vencedor do Inverno

As principais doenças de Inverno Fazemos aqui uma rápida apresentação das principais doenças de inverno: A gripe : é uma doença que não pode perder. Se apanhou a verdadeira gripe, permanecerá acamado, a arder com febre, tremores, dor de cabeça e dor severa nas articulações, durante pelo menos vários dias. Não haverá dúvida de que não vai trabalhar ou vai à escola, mesmo que queira;  A gripe é a doença que o obriga a retirar-se temporariamente do mundo. Constipação : as constipações são causadas por outro tipo de vírus, nomeadamente o rinovírus, que se aloja nas vias respiratórias, no clima frio. Se está com dor de garganta, pode ter um pouco de febre, e assoar-se muito. Em caso de constipações muito graves, pode até ficar de cama por vários dias, mas também pode levantar-se e até sair, se necessário. Os picos de febre ou "feridas" (ou herpes labial) : são as pequenas feridas que aparecem nos lábios e no nariz. São altamente contagiosos pelo contato e causam