Avançar para o conteúdo principal

Falta de acidez no estômago - Hipoclorídria


Cãibras nas pernas durante a noite

Nunca lhe acontece acordar durante a noite com cãibras nas pernas, mesmo que não tenha feito qualquer esforço físico em particular? Você tem mais de 40 anos? Já experimentou tomar magnésio, cálcio, potássio - e, talvez, a vitamina E - e as suas cãibras aliviam um pouco, sem no entanto desaparecerem?

Se este for o seu caso, pode estar a sofrer de hopocloridria, um problema de saúde relacionado com a falta de ácido no estômago. O ácido no seu estômago é bom para si!

As paredes do estômago segregam pelo menos três litros de ácido por dia. Isto é feito através das células que revestem a parede do estômago, e são capazes de "bombear protões", isto para dizer, que para bombear iões hidrogenados do sangue, e de os trazer para o estômago. O ácido gástrico é, portanto, um concentrado de íoes hidrogenados (isto não é um curso de química, convido os leitores interessados a aprender mais sobre este fenómeno interessante, na página do Wikipedia correspondente).

O ácido estomacal é necessário para:
  • digerir as proteínas;
  • esterilizar o estômago e matar as bactérias e leveduras, que entram através da boca;
  • permitir ao estômago esvaziar-se adequadamente;
  • finalmente, um ambiente ácido é necessário para permitir a absorção de numerosos micronutrientes, tais como cálcio, magnésio, zinco, cobre, ferro, selénio, boro, etc.


Quando o ácido desaparece

O ácido tem uma tendência natural para deixar o estômago para voltar, para o sangue. Este fenómeno é normalmente bloqueado pelas células da parede intestinal, que são apertadas. No entanto, em caso de inflamação, ou por qualquer outro motivo (alergias..), o revestimento do estômago pode tornar-se poroso e o hidrogénio começa a diminuir. Então irá ter bastante ácido.

A consequência é que o alimento não é digerido correctamente. Tem uma sensação de estômago muito cheio logo após as refeições, e mesmo que  tenha comido pouco. Uma gama completa de distúrbios intestinais ocorrem (distensão abdominal, diarreia, obstipação, mau hálito ...). Nas fezes são frequentemente encontrados resíduos de alimentos não digeridos.

Mas a consequência mais grave é, de não absorver todos os nutrientes contidos na sua alimentação. Deficiências podem ocorrer, causando câibras e sensação de peso nas pernas, mas não só.

Mude o seu futuro resolvendo este problema

As cãibras nocturnas podem parecer um problema benigno. Mas, na realidade, a falta de ácido no estômago, pode levar a um défice de absorção de mais de 20 nutrientes essenciais, incluindo os aminoácidos essenciais à renovação celular, excepto todos os minerais de sódio, potássio ou rubídio, todas as vitaminas, excepto vitamina B12 e vitamina B9 (ácido fólico).

Se não se preocupar com isso, então corre um alto risco de ser afectado por muitas doenças relacionadas com a desnutrição, uma das quais, a osteoporose (ossos porosos). Também arrisca uma proliferação de bactérias no estômago que pode conduzir ao cancro.

Como melhorar a acidez do estômago

A hipocloridria é causada principalmente pelo envelhecimento. Mas também pode estar relacionada à carência de zinco, que muitas vezes ocorre em pessoas que estão stressadas, o stress é um grande consumidor de zinco. O problema é agravado pelo facto de o stress reduzir as secreções digestivas.

A primeira coisa a fazer é lutar contra o stress, com os meios que preferir: andar ao ar livre, exercício suave, música, terapia de relaxamento, relaxamento, oração, yoga, etc...

De seguida, tratar da sua alimentação: tudo o que pode fazer para ajudar a sua digestão e melhorar os seus sintomas, e a sua absorção de nutrientes.

A primeira regra é comer devagar e mastigar bem os alimentos. Porque a saliva contém enzimas digestivas e a digestão começa na boca. Verifique a condição dos seus dentes a cada seis meses.

Evite beber muito durante as refeições, porque dilui as secreções gástricas. Cuidado especialmente com bebidas geladas ou muito frias, que contraem o estômago, assim como café, chá, refrigerantes e bebidas alcoólicas, que irritam.

O que comer para melhorar a acidez do estômago

Quando estes primeiros passos são dados, pode melhorar a sua situação, pela ingestão de alimentos que acidificam o estômago como o azedas secas, espinafres, ruibarbo, ameixas, laranjas, cebolas cruas. Cebolas cozinhadas, pelo contrário, possuem propriedades alcalinas (anti-ácidas). Note-se que alguns alimentos, com sabor ácido, não são ácidos nas suas constituições: é o caso - inacreditável, mas que é verdade - do limão.
Boa comida contra hipoclorídrico, em contrapartida, é o vinagre de maçã. Pode fazer o "teste" de manhã em jejum, se realmente sentir falta da acidez, algumas colheres de sopa de vinagre de maçã melhoraram os seus sintomas digestivos sem consequências nefastas; caso contrário, vão piorar um pouco mais, mas não terá consequências nefastas, o efeito irá parar assim que deixar de tomar o vinagre.

É também possível tomar doses elevadas de vitamina C (ácido ascórbico): 2 a 5 gramas. Pode tomar a sua vitamina C, juntamente com um conjunto de minerais, que reagem com a vitamina C, para formar o ácido clorídrico no estômago.

A terceira abordagem é, tomar a betaína HCL (hidrocloridrato) em comprimido, em doses entre 100 e 500 mg, dependendo do tamanho da refeição (quanto mais come, mais deve tomar!), e, claro, de acordo com a sua reacção ao tratamento.

Os complementos alimentares

Pode melhorar a situação, tomando as enzimas digestivas na forma de suplementos dietéticos. As enzimas digestivas vegetais, os melhor doseados, são aqueles que contêm muitas enzimas, tais como: lipase, amilase, sacarose, lactose, maltose, celuoase, protease.

As plantas digestivas

Há muitas plantas digestivas para consumir, tais como as que são plantas comestíveis, ou em forma de cápsulas, chás, óleos essenciais: erva-doce, funcho, aipo, anis, cominho, hortelã-pimenta, orégãos, manjericão, gengibre, lovage (Levisticum officinale). Não é à toa que nossos avós cultivavam ervas aromáticas, no seu jardim, e as adicionavam quase todas aos seus pratos. Não era só para dar um melhor sabor aos alimentos, mesmo que o uso destas ervas obviamente dêem um sabor diferente à comida.


Prébioticos e probioticos

Quando come, alimenta o seu próprio corpo, mas também alimenta os seus  “hospedeiros” dos quais não tem necessariamente consciência: a sua mucosa intestinal, cujas células consomem directamente a glutamina e o butirato, e as bactérias da sua microflora intestinal.

Estas bactérias são essenciais para a sua boa saúde, que são chamadas de probióticos e completam a digestão, mas precisam de estar em forma, para se alimentarem de fibras.

Quanto melhor for a saúde da sua flora intestinal, melhor será a absorção dos nutrientes essenciais. Isso irá ajudar a reduzir ainda mais, os  problemas com as cãibras nas pernas.

Possíveis ligações com a asma nas crianças

Finalmente, note que temos conhecido há décadas que a asma em crianças está associada à hipoclorídria. A asma em crianças é frequentemente causada por alergias alimentares. Se esses alimentos são mal digeridos, são ainda mais mal tolerados e mais susceptíveis de provocar alergias, e, portanto, a asma. Um estudo realizado nos anos 30, mostrou que 80% das crianças com asma tiveram hipoclorídria. Quando o estômago se expande e aumenta a produção de ácido, a asma desaparece. Para estas crianças, que absorvem mal os alimentos, ou tendem a ser muito magras. O tratamento é o mesmo tal como descrito acima.

A causa de alergia mais comum é, sem dúvida, o leite e os produtos lácteos.

Pode encontrar os suplementos indicados na nossa loja online.




Texto original: Jean-Marc Dupuis
Tradução e adaptação: Eugénia Gomes

Comentários

  1. Venho apenas dizer que esta informação é Vital!! Felizmente já tratei bastantes pessoas na minha prática clínica com esta simples alteração do processo digestivo,é fundamental as pessoas perceberem que a principal causa do refluxo e indigestão resulta da falta de ácido e NÃO do excesso de ácido no estômago (salvo algumas excepções como o caso da hérnia do hiato). É incrivel a quantidade de patologias que são desenvolvidas a partir do momento em que a hipoclorídria se instala. Se tiverem interesse procurem no google e vídeos no youtube sobre o Dr.Jacob Teitelbaum ele explicará melhor.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Saiba como a inflamação afecta o seu corpo

Por Carly Fraser A Inflamação controla todos os aspectos da nossa vida. Se você ou alguém que conhece sofre de dores constantes, dor crónica, diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ADD / ADHD, neuropatia periférica, enxaqueca, cancro, problemas de tiróide ou problemas dentários, está constantemente a lidar com a inflamação. Aprender como a inflamação afecta o corpo, e o que pode fazer para a parar, é o primeiro passo para perceber todo o potencial do seu corpo. Em vez de ir à raiz da causa, os médicos, quando estão perante os doentes que sofrem dos problemas acima mencionados, dão aos seus doentes medicamentos, para encobrir os problemas que continuam a manifestar-se e a piorar. Se lhes dissessem simplesmente que para melhorarem, têm que eliminar a inflamação do seu organismo, então, nunca mais teriam que tomar medicamentos. A inflamação começa no nosso intestino, com uma reacção auto-imune que evolui para uma inflamação sistémica. Assim, podemos ver o qu

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO 5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro.  A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros

Como sair vencedor do Inverno

As principais doenças de Inverno Fazemos aqui uma rápida apresentação das principais doenças de inverno: A gripe : é uma doença que não pode perder. Se apanhou a verdadeira gripe, permanecerá acamado, a arder com febre, tremores, dor de cabeça e dor severa nas articulações, durante pelo menos vários dias. Não haverá dúvida de que não vai trabalhar ou vai à escola, mesmo que queira;  A gripe é a doença que o obriga a retirar-se temporariamente do mundo. Constipação : as constipações são causadas por outro tipo de vírus, nomeadamente o rinovírus, que se aloja nas vias respiratórias, no clima frio. Se está com dor de garganta, pode ter um pouco de febre, e assoar-se muito. Em caso de constipações muito graves, pode até ficar de cama por vários dias, mas também pode levantar-se e até sair, se necessário. Os picos de febre ou "feridas" (ou herpes labial) : são as pequenas feridas que aparecem nos lábios e no nariz. São altamente contagiosos pelo contato e causam