Avançar para o conteúdo principal

Cabelos, pele e unhas: regenere-os a partir do interior



A pele, os cabelos e as unhas são o reflexo do seu estado de saúde. Para fortalecer o seu brilho, deve de agir de acordo com o seu equilíbrio nutricional. Também deve apoiar a acção da queratina, um componente essencial dos cabelos, mas também das unhas e da pele.


As causas das alterações dos cabelos e unhas

Os cabelos e as unhas são órgãos de protecção, caracterizadas por queratinização intensa. Os cabelos, os dentes, as unhas e os pêlos são apêndices.
Todos os dias, dispomos de cabelo em final de ciclo, pronto a cair, e cabelo novo, a nascer. É normal perder cabelo a cada dia, porque eles são sujeitos a um ciclo natural. Mas não é normal perder mais do que cresce e isso é devido a várias causas.

Nas mulheres, especialmente durante a gravidez, a produção elevada de estrogênio permite obter um cabelo bonito (espesso e brilhante). Mas o parto, provoca um grande desequilíbrio hormonal  e pode causar uma perda grave de cabelo. Da mesma forma, durante a menopausa: o declínio e depois a paragem da secreção de estrogénio provoca um desequilíbrio hormonal em favor das hormonas androgénicas (como a testosterona), o que causa um enfraquecimento do cabelo (mais fino, crescimento mais lento e perda de brilho).

Nos homens, a perda de cabelo geralmente está relacionada a factores hereditários, principalmente hormonais. Esta é a principal causa da assim chamada alopecia androgenética. A perda de cabelo é devido a uma especial sensibilidade do folículo pilossebáceo, à diminuição da produção de dihidrotestosterona.
As causas nutricionais podem também agravar a perda de cabelo, ou promover o aparecimento de caspa.
Sabemos hoje, que todas as perdas de cabelo, mesmo quando são de origem hormonal, podem ser aceleradas ou agravadas por uma alimentação que não forneça micronutrientes suficientes, especialmente vitamina B, vitamina C, vitamina D, ferro, zinco e aminoácidos.

Uma deficiência de vitamina B6 pode explicar um desequilíbrio na produção de sebo. No entanto, o cabelo oleoso e a caspa são causados por uma produção excessiva de sebo, que promove o crescimento de microrganismos (bactérias, fungos, leveduras) e provoca a descamação da pele do couro cabeludo e da produção de "caspa".
Nas alterações sazonais, o nosso corpo tem de se adaptar a grandes mudanças (luz, temperatura, hidrometria ...) produzindo alterações hormonais.
Isso resulta numa aceleração do ritmo de renovação dos cabelos que caiem em grandes quantidades, durante 4 a 6 semanas. No inverno, a chuva, o vento, o frio; no verão, o calor, a seca e a exposição ao sol enfraquece o cabelo. Dado que o cabelo humano quando cai, está morto há algumas semanas, não podemos agir sobre a queda; pelo contrário, é possível influenciar o crescimento. Por conseguinte, é necessário proporcionar todos os nutrientes dos alimentos, para que o folículo os encontre no sangue circulante, os quais necessita para crescer.

Como os nossos cabelos, as nossas unhas são o reflexo do nosso estado geral. As carências em ferro, magnésio, vitaminas A, B5, B6, E causam distúrbios que as afectam, como: deformações (aparição de estrias, pontos ...), de aparência esbranquiçada, mudança de cor (coloração amarelada, azulada, pálida ...) e unhas quebradiças.

Reequilibrar a sua alimentação e apoiar a acção de queratina

Uma alimentação baseada no consumo, de frutas pobres em açúcar como toranja e bagas, legumes crus ou pouco cozinhados e alimentos ricos em proteína como o peixe, vão lhe dar os nutrientes essenciais que o seu corpo necessita para regenerar a pele, cabelos e unhas (beta-caroteno, vitamina A, vitaminas do complexo B, zinco, silício, enxofre, aminoácidos, ácidos gordos e polinsaturados).
No entanto, em alguns casos (problemas hormonais, ataques externos), um reequilíbrio alimentar irá revelar-se insuficiente. Uma suplementação nutricional pode desempenhar um papel decisivo para regenerar a pele e anexos.

Alguns produtos permitem, mesmo hoje, reforçar a acção da queratina, a proteína usada como o principal componente da pele, cabelos e unhas, que lhe dá a sua força.

Uma fórmula completa para revitalizar a sua pele, os seus cabelos e as suas unhas

Pode facilmente encontrar, uma linha de produtos "Pele, cabelo, unhas," que  combine os nutrientes essenciais para sua saúde (vitamina C, zinco ...). Do qual o laboratório americano Solgar é um exemplo.

Pode encontrar estes suplementos na nossa loja online, entre outros suplementos indicados para a prevenção da queda do cabelo e na melhoria do aspecto saudável da pele e unhas, aqui: Cabelo, unhas e pele

Pode também encontrar uma vasta gama de produtos Bio, para o cabelo, pele e unhas, aqui:


Texto original: François Mercier (especialista em plantas e nutrientes)
Tradução e adaptação: Eugénia Gomes


Comentários

Mensagens populares deste blogue

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO

5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro. 
A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros neurotransm…

Melatonina: Um sonífero natural

A União Europeia finalmente autorizou um produto natural que ajuda a dormir melhor: A Melatonina
Se me pede a minha opinião, as pessoas que interditaram esta substância natural durante tantos anos, sem qualquer argumento científico, considerando que os distúrbios do sono afectam 25 a 40% da população, cometeram um crime grave contra os seus concidadãos.
Mas sejamos positivos, e voltemos aos benefícios que se podem ter ao tomar a melatonina:
Um meio eficaz contra a insónia
Assim que a luz do dia enfraquece, a sua glândula pineal, que está localizado no seu cérebro começa a secretar melatonina. Esta substância, que é uma hormona natural, prepara o corpo para dormir e descansar.
Com efeito, a glândula pineal está directamente ligado ao nervo óptico: ela está em sintonia com a luz. É por isso que a melatonina é conhecida como a hormona que regula o relógio biológico, também conhecido como ritmo vigília-sono ou o ritmo circadiano. É por isso que as pessoas cegas, muitas vezes têm problemas …

Os terríveis malefícios da Candida Albicans

Quando está infectada de Candida albicans, dizemos que tem "sapinho" ou mais precisamente "candidíase", a infecção fúngica mais comum. Candidíase é mais conhecida, para o público em geral, na forma de "sapinhos", essas manchas brancas na boca e lábios, coceira horrível. Os “sapinhos” afetam principalmente crianças e pessoas com sistema imunológico debilitado, (pessoas tratadas com antibióticos, quimioterapia ou com AIDS). O diagnóstico é óbvio, a maioria dos médicos não se enganam
Mas, na realidade, as nossas sociedades industriais estão infectadas com Candida albicans, muito além de pessoas que sofrem de aftas: 90% dos americanos têm uma taxa mais elevada do que o normal de Candida albicans no intestino; 80 milhões de pessoas estão infectadas, e 70% são mulheres. 
Muita da população tem micoses nos dedos, sob as unhas e, muitas vezes: mais frequentemente colónias de Candida albicans.
Começa com pequenas espinhas vermelhas nos dedos. As unhas dos pés tor…