Avançar para o conteúdo principal

Homens, o que devem saber sobre a Próstata


O cancro da próstata é, nos homens, o menos perigoso, mas o mais traidor.

As estatísticas da Clínica Mayo (um centro hospitalar de ponta nos Estados-Unidos) publicadas no Jounal of Urology de Abril 2008, mostra que só 2% dos homens tiveram cancro da próstata de risco intermédio, e 5% tiveram de risco elevado e  morrem desta doença dentro de dez anos, após o diagnóstico.

Quanto aos doentes com cancro da próstata de baixo risco, que vivem após o diagnóstico, pelo menos, mais dez anos do que os homens, a quem nunca foi diagnosticado cancro! Parece incrível, mas, no entanto, é verdade, e isso é devido à supervisão médica activa de que beneficiam.

Mas o cancro da próstata é também o mais traiçoeiro, porque a maioria dos homens que são diagnosticados é-lhes oferecida uma operação para cortar a próstata, sem a chave para decidir se devem ou não aceitar.

Eles não podem tomar a decisão correcta porque:

  • Não sabem exactamente para que serve a próstata; não têm nenhuma ideia do que implica realmente uma vida sem próstata;
  •  Não medem os riscos reais da operação;
  • A ideia de ter o “cancro” assusta-os – e isso é compreensível – estão dispostos a submeterem-se a uma operação que os deixará inválidos, se lhes permitir “desembaraçarem-se” do problema;


Um tratamento que transforma homens em mulheres

O tratamento convencional da próstata envolve a remoção cirúrgica da próstata, que provoca a incontinência e a impotência, mas uma “hormonoterapia” que reduz artificialmente o nível de testosterona, a hormona masculina.

Isso implica não só, que você não possa fisicamente fazer amor, mas que o queira ainda mais. Não se passa nada consigo, incluindo o contacto, com a pessoa mais provocante.

Como as mulheres na menopausa, que têm afrontamentos, suores nocturnos. Seus músculos derretem, a sua memória evapora-se. Mais importante, você ganha peso e seus seios começam a crescer! (Isso é chamado de ginecomastia em termos médicos).

E, acredite ou não, não é o suficiente, mesmo que agora tenha os seios que queria, é bastante possível que estes sejam dolorosos, o que só contribui para o trauma e o insulto.

Para não mencionar dos riscos da cirurgia:

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz, localizado num acesso particularmente difícil de aceder, abaixo da bexiga, atrás do osso púbico. Como se trata de poucos milímetros da bexiga e do recto, e é cercado por muitos vasos sanguíneos, o menor corte de bisturi mal direccionado pode causar um desastre.

"Mesmo um cirurgião experiente pode concluir o procedimento num banho de sangue, sem a possibilidade de ver correctamente, o que tenta remover", diz o especialista da próstata Dr. Mark Scholz.

Salvar os nervos erectores pequenos (aqueles que dão ao homem a capacidade de erecção) torna-se uma proeza. Estes nervos, são mais finos do que um cabelo humano, e invisíveis a olho nu, não é surpreendente que, mesmo com os melhores cirurgiões, 50% dos homens se encontrem impotentes.

Apesar disso, centenas de milhares de homens a cada ano têm a sua próstata removida, inclusive quando eles estão sofrendo uma forma de cancro de "baixo risco", que como vimos, estende a esperança de vida de 10 anos!

Porque é você, quem deve decidir

Não é o seu médico quem irá levantar-se várias vezes por noite para urinar, para o resto dos seus dias, não é nem deve de ser ele a assumir, diante de uma mulher louca de desejo, incapaz de responder às suas solicitações.

Quando um médico lhe diagnostica cancro, a sua principal preocupação é a de tratar esse cancro. Isso é normal, e é a sua formação: curar os doentes.

Ele vai tratá-lo, esforçando-se para minimizar os "danos colaterais". Mas, o seu reflexo natural é de fazer o seu trabalho: operá-lo se for cirurgião, e fazer-lhe radioterapia, ou quimioterapia, se for oncologista…

Mas para si, o objectivo não é necessariamente remover o cancro: o seu objectivo é viver tanto tempo quanto possível, o melhor possível, mantendo as suas funções essenciais, se possível.

Em muitos casos de cancro, significa o mesmo: viver melhor e por mais tempo, a prioridade das prioridades é curar-se; garantir que não tem um tumor. E isso implica a cirurgia, a radioterapia, e a quimioterapia.

Mas no caso do cancro da próstata é diferente. Porque é um cancro que se desenvolve lentamente, deve considerar o fato de que vai ter uma longa vida após o diagnóstico. Isto muda a perspectiva sobre os efeitos adversos do tratamento. Porque eles vão afectar a sua vida por muitos anos.

Dependendo de sua idade, a sua situação pessoal, o seu estilo de vida, pode aceitar ou não, assumir o risco. Ninguém deve decidir por si.

Como se decidir

Para tomar a decisão certa, deve saber exactamente quais são os vários tratamentos médicos que existem, quais são os seus riscos e benefícios, incluindo muitos tratamentos alternativos.

Deve também, e é igualmente importante saber, como a vida de um doente que sofreu este tratamento, foi alterada, para o bem e para o mal. E tem necessidade de conhecer testemunhos de outros doentes.

Tomemos o caso de impotência sexual.

Falamos muito, mas o que implica isso exactamente? Como evolui a vida de um casal, em geral, quando um homem não tem mais as suas capacidades? Mesmo que possa imaginar, nada pode substituir a história de pessoas que se encontram nesta situação. Quando lhe mostram exactamente o que eles estão a viver, pode julgar melhor se sentir que se colocou nesta situação.

Isso pode alterar significativamente a sua percepção de "risco" que existe ao viver com o cancro da próstata.

Até muito recentemente, era impossível encontrar informação vital de modo condensado e confiável. Mas um livro foi publicado este ano, o qual faz exactamente isso:

Ele apresenta, uma linguagem clara, acessível e até divertida de ler:

• Todas as terapias convencionais do cancro da próstata, com as suas vantagens, e seus inconvenientes.

• As inovações mais recentes com robôs que operam, incluindo o "gigante de Tesla", a única máquina no mundo capaz de realizar ressonância magnética (IRM) endorretal da próstata com espectrografia;

• Todas as terapias naturais e alternativas, testadas para si;

• Tudo o que o seu médico se "esquecerá" de dizer no dia em que lhe anunciar que tem cancro da próstata;

• O que sente exactamente um doente antes, durante e depois de cada tratamento, e as implicações directas que isso tem na sua vida pessoal, trabalho, familiar e conjugal.

Este é um livro que foi escrito para ajudar todos aqueles que têm cancro da próstata, e que recebem de todos os lados diferentes opiniões, especialmente se deve operar ou não. 

É o livro "Não toque na minha próstata", Dr. Mark Scholz e Ralph Blum, recentemente publicado em francês. Eu considero indispensável em todas as bibliotecas: porque um dia você vai, inevitavelmente, preocupar-se com o cancro da próstata, ou porque você vai ser atingido, ou o seu cônjuge, ou o seu pai ou alguém próximo.

Este livro foi escrito por um médico americano especialista da próstata, o Dr. Mark Scholz, com um dos seus doentes, que diz exactamente o que vivenciou e sentiu em cada etapa de um cancro da próstata quando foi diagnosticado: como a sua esposa, os seus colegas, os seus amigos reagiram, todos os conselhos para que tudo se passe pelo melhor e os erros a evitar.

Você tem o ponto de vista técnico, médico, e do médico; e tem as consequências práticas, humanas, que o doente deve assumir. As duas faces da moeda são também importantes de conhecer. Você decide apenas com base no que o seu médico lhe disse, mesmo que ele seja um especialista, é como escolher um restaurante ouvindo apenas o que diz o chef, mas não os clientes.

Dou-lhe um exemplo, para que você possa medir o quanto este livro é prático, e pode ser o seu "manual da doença de cancro da próstata":
No capítulo 8, ele explica exactamente quais são os diferentes tratamentos para a impotência e o que eles trazem realmente no caso de decidir ser operado e que, por azar se encontre impotente.

No capítulo 20, encontra todos os conselhos, sobre nutrição e de complementos alimentares a serem seguidos conforme a evolução do seu cancro da próstata.
Mais do que um livro, é um amigo próximo que você tem do seu lado, que terá passado antes de si através de todas as provações que o aguardam, e que lhe dirá exactamente "como era", de modo a que possa escolher o seu próprio itinerário.

Não pensem que vos quero vender o livro para ganhar dinheiro. É exactamente o contrário. Se eu o recomendo, é realmente porque acho que é um bom livro que lhe irá servir.

Nós na Serdanatureza, ainda não lemos o livro, mas sabemos aconselhar os suplementos que pode tomar para prevenção e saúde da sua próstata e para a impotência, fica aqui a lista com os links para as respectivas paginas:

À vossa saúde!

Texto original: Jean-Marc Dupuis

Tradução e adaptação do texto: Eugénia Gomes



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba como a inflamação afecta o seu corpo

Por Carly Fraser A Inflamação controla todos os aspectos da nossa vida. Se você ou alguém que conhece sofre de dores constantes, dor crónica, diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ADD / ADHD, neuropatia periférica, enxaqueca, cancro, problemas de tiróide ou problemas dentários, está constantemente a lidar com a inflamação. Aprender como a inflamação afecta o corpo, e o que pode fazer para a parar, é o primeiro passo para perceber todo o potencial do seu corpo. Em vez de ir à raiz da causa, os médicos, quando estão perante os doentes que sofrem dos problemas acima mencionados, dão aos seus doentes medicamentos, para encobrir os problemas que continuam a manifestar-se e a piorar. Se lhes dissessem simplesmente que para melhorarem, têm que eliminar a inflamação do seu organismo, então, nunca mais teriam que tomar medicamentos. A inflamação começa no nosso intestino, com uma reacção auto-imune que evolui para uma inflamação sistémica. Assim, podemos ver o qu

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO 5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro.  A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros

Como sair vencedor do Inverno

As principais doenças de Inverno Fazemos aqui uma rápida apresentação das principais doenças de inverno: A gripe : é uma doença que não pode perder. Se apanhou a verdadeira gripe, permanecerá acamado, a arder com febre, tremores, dor de cabeça e dor severa nas articulações, durante pelo menos vários dias. Não haverá dúvida de que não vai trabalhar ou vai à escola, mesmo que queira;  A gripe é a doença que o obriga a retirar-se temporariamente do mundo. Constipação : as constipações são causadas por outro tipo de vírus, nomeadamente o rinovírus, que se aloja nas vias respiratórias, no clima frio. Se está com dor de garganta, pode ter um pouco de febre, e assoar-se muito. Em caso de constipações muito graves, pode até ficar de cama por vários dias, mas também pode levantar-se e até sair, se necessário. Os picos de febre ou "feridas" (ou herpes labial) : são as pequenas feridas que aparecem nos lábios e no nariz. São altamente contagiosos pelo contato e causam