Avançar para o conteúdo principal

Alzheimer - Estimule o seu cérebro e aprenda a conservar a memória





A doença de Alzheimer é uma patologia antiga mas só recentemente tem sido mais notória. Trata-se de uma afecção mental crónica progressiva e degenerativa que se caracteriza pela deterioração das células nervosas no cérebro, originando falta de memória, desorientação e dificuldades de comunicação.
Esta doença começa por se manifestar, numa primeira fase, através do esquecimento, de estados de ansiedade e depressão. Seguidamente, a falta de memória agrava-se e surge uma desorientação geral manifestada, por exemplo, pela incapacidade de ligar "o nome às coisas", como se diz popularmente.
Posteriormente, surgem alterações de personalidade com alterações de comportamento e, por vezes, manifestações de agressividade, alterações na linguagem e apatia. Num último estágio, verifica-se uma fase vegetativa.
O doente é retido na cama e surgem situações de incontinência. Muitas vezes, a alimentação tem de se efectuar por sonda. Antigamente, a doença de Alzheimer era uma patologia relacionada com a demência senil. Hoje, sabe-se que cerca de uma em cada vinte pessoas acima dos 65 anos e uma em cada cinco pessoas acima dos 80 anos de idade sofrem de demência e que é a Doença de Alzheimer a responsável por cerca de metade dos casos.
Face a estes números, é fácil deduzir que, com o aumento da esperança de vida, é cada vez mais importante preservar e estimular a actividade cerebral.


Mais informações, aqui


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba como a inflamação afecta o seu corpo

Por Carly Fraser A Inflamação controla todos os aspectos da nossa vida. Se você ou alguém que conhece sofre de dores constantes, dor crónica, diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ADD / ADHD, neuropatia periférica, enxaqueca, cancro, problemas de tiróide ou problemas dentários, está constantemente a lidar com a inflamação. Aprender como a inflamação afecta o corpo, e o que pode fazer para a parar, é o primeiro passo para perceber todo o potencial do seu corpo. Em vez de ir à raiz da causa, os médicos, quando estão perante os doentes que sofrem dos problemas acima mencionados, dão aos seus doentes medicamentos, para encobrir os problemas que continuam a manifestar-se e a piorar. Se lhes dissessem simplesmente que para melhorarem, têm que eliminar a inflamação do seu organismo, então, nunca mais teriam que tomar medicamentos. A inflamação começa no nosso intestino, com uma reacção auto-imune que evolui para uma inflamação sistémica. Assim, podemos ver o qu

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO 5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro.  A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros

Como sair vencedor do Inverno

As principais doenças de Inverno Fazemos aqui uma rápida apresentação das principais doenças de inverno: A gripe : é uma doença que não pode perder. Se apanhou a verdadeira gripe, permanecerá acamado, a arder com febre, tremores, dor de cabeça e dor severa nas articulações, durante pelo menos vários dias. Não haverá dúvida de que não vai trabalhar ou vai à escola, mesmo que queira;  A gripe é a doença que o obriga a retirar-se temporariamente do mundo. Constipação : as constipações são causadas por outro tipo de vírus, nomeadamente o rinovírus, que se aloja nas vias respiratórias, no clima frio. Se está com dor de garganta, pode ter um pouco de febre, e assoar-se muito. Em caso de constipações muito graves, pode até ficar de cama por vários dias, mas também pode levantar-se e até sair, se necessário. Os picos de febre ou "feridas" (ou herpes labial) : são as pequenas feridas que aparecem nos lábios e no nariz. São altamente contagiosos pelo contato e causam