Avançar para o conteúdo principal

5-HTP, alternativa natural contra a depressão


DESCRIÇÃO

5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro.
O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro. 

A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros neurotransmissores. Os níveis adequados de serotonina dão lugar a uma sensação de relaxação, calma e leve euforia (felicidade extrema). Pelo contrário, os níveis reduzidos de serotonina, situação conhecida por síndroma de deficiência de serotonina, dão lugar a depressão, ansiedade, irritabilidade, insónia e muitos outros problemas. 

As perturbações que se associam a níveis baixos de serotonina são: 
  • Ansiedade
  • Perturbação de hiperactividade e défice de atenção.
  • Bulimia
  • Depressão
  • Epilepsia
  • Fibromialgia
  • Cefaleia
  • Insónia
  • Perturbações obsessivo-compulsiva
  • Ataques de pânico
  • Sindrome pré-menstrual
  • Esquizofrenia 
  • Perturbação afectiva sazonal

O 5-HTP tem outros efeitos sobre o organismo. É um antioxidante que protege o organismo da lesão dos radicais livres (moléculas tóxicas e instáveis). Esta função faz com que o 5-HTP trave o processo de envelhecimento, e proteja o organismo da doença. A serotonina utiliza-se para fabricar melatonina, pelo que ingerir 5-HTP pode ajudar a conseguir os mesmos benefícios que tomar melatonina, como o tratamento do jet lag, a depressão e a insónia. Há alguma certeza de que o 5-HTP permite aumentar a produção de moléculas que aliviam a dor e que se denominam endorfinas. Alguns estudos demonstraram que os níveis diminuídos de endorfinas se associam com a síndroma de fadiga crónica, a fibromialgia, o stress e a depressão. Além disso, o 5-HTP afecta outros neurotransmissores, como a noradrenalina e a dopamina.

UTILIZAÇÃO GERAL

O 5-HTP mostrou-se particularmente eficaz no tratamento do desejo de carboidratos e dos excessos de comida, das cefaleias crónicas, da depressão, da fibromialgia, da ansiedade e dos ataques de pânico. 

A maior parte da investigação clínica sobre o 5-HTP centra-se no tratamento da depressão. Em 15 estudos efectuados com um total de 511 doentes afectados por diferentes tipos de depressão , demonstrou-se que mais de metade destes doentes apresentavam uma melhoria significativa da sua depressão ao tomarem 5-HTP. Este suplemento foi tão eficaz como os inibidores selectivos de recaptação de serotonina, concretamente a fluvoxamina. A maior parte destes estudos utilizaram doses relativamente altas, entre 50 e 3250 mg diários. Três estudos clínicos demonstraram que a utilização de 5-HTP dá lugar a uma melhoria significativa da dor, da ansiedade, da rigidez matinal e da fadiga associadas à fibromialgia. As doses oscilaram entre 300 e 400 mg diários. Num desses estudos, o tratamento com 5-HTP foi tão eficaz como os antidepressivos tricíclicos (amitriptilina) e os inibidores da monoaminooxidase.
Três estudos clínicos mostraram que a utilização de 5-HTP dá lugar a uma diminuição da ingestão de alimentos e, portanto, a uma perda de peso nos doentes obesos. Alguns ensaios clínicos demonstraram que o 5-HTP pode prevenir de forma eficaz, as cefaleias crónicas, como a cefaleia da enxaqueca e a cefaleia tensional. 
Além disso, o 5-HTP foi comparado favoravelmente com o propranolol e a metisergida, fármacos utilizados habitualmente para prevenir a enxaqueca.
O 5-HTP é um tratamento eficaz da insónia. Aumenta a duração da fase do sono chamada REM (rapid eye movement), o que melhora a qualidade do sono. 
Demonstrou-se que o 5-HTP reduz de forma importante os sintomas da ansiedade. Dá lugar a uma sensação de alivio no doentes que têm crises de pânico.  
Outras doenças que podem tratar-se com o 5-HTP, mas para as quais não se efectuaram estudos, são a síndroma da fadiga crónica, a sindroma pré-menstrual, a doença de Parkinson e as perturbações convulsivas (como a epilepsia).

PREPARAÇÕES

O 5-HTP disponivel comercialmente obtêm-se das raízes de uma planta africana denominada Griffonia simplicifolia. Apresenta-se em forma de comprimidos com revestimento entérico que não libertam  o seu conteúdo até atingir o intestino.

A dose inicial recomendada para a dor de cabeça, a perda de peso, a depressão e a fibromialgia é de 50 mg três vezes ao dia. O 5-HTP pode ingerir-se com os alimentos, embora para a perda de peso deva tomar-se cerca de 20 minutos antes de comer. Se depois de duas semanas de tratamento esta dose não se resultar eficazmente, pode aumentar-se até 100 mg três vezes ao dia, mas só por prescrição do médico ou terapeuta. A insónia trata-se com 25 mg (que podem aumentar-se até 100 mg depois de alguns dias), tomando 30 a 45 minutos antes de se deitar. 

Informações, aqui

PRECAUÇÕES
Não se efectuaram estudos a longo prazo sobre a segurança do 5-HTP, pelo que só deve utilizar-se como um tratamento a curto prazo. Não existem estudos clínicos sobre o 5-HTP durante a gravidez; por isso as mulheres gravidas não devem tomar este suplemento. 

EFEITOS SECUNDÁRIOS
Os efeitos secundários associados ao 5-HTP são raros, mas podem incluir cefaleias, leves dores de estômago, náuseas, congestão nasal e obstipação
Descreveram-se casos isolados em que doses elevadas de 5-HTP provocaram pesadelos. Os efeitos secundários podem minimizar-se no caso de se começar com uma dose baixa de 5-HTP e de se tomar com os alimentos.

INTERACÇÕES 
Sugeriu-se que a eficácia do 5-HTP pode ver-se aumentada ao tomar a vitamina B6 e niacinamida. A acção do 5-HTP pode ser reforçada pelos extractos de gengibre, passiflora, hipericão e ginkgo biloba.
Não há possibilidade de apresentar uma síndroma de serotonina quando se toma 5-HTP junto com um fármaco antidepressivo. A síndroma de  serotonina foi observada em doentes que tomam doses muito elevadas (superiores a 1200 mg diários) de L-triptofano e inibidores de monoaminooxidase.. A combinação do 5-HTP com inibidores da monoaminooxidase ou antidepressivos inibidores de recaptação selectiva de serotonina de serotonina deve fazer-se com cuidado e sob vigilância do médico.
Texto: Manual de Medicinas Complementares

Comentários

  1. Comecei a tomar ontem pela primeira vez o 5-HTP 200 mg de manhã e 200 mg à noite devido a ansiedade mas a única coisa que tenho notado é muito sono. É normal?

    ResponderEliminar
  2. Comecei a tomar ontem pela primeira vez o 5-HTP 200 mg de manhã e 200 mg à noite (para a ansiedade e stress) e o que estou a sentir é muito sono. É normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Carla Santos

      Em primeiro lugar, tem que verificar se o suplemento 5 htp que está a tomar tem outros componente, como por exemplo a Valeriana, se assim for é natural que fique um pouco sonolenta durante o dia. No entanto, o 5-htp promove o relaxamento, por isso a sonolência pode ser uma reacção normal, caso o suplemento que esteja a tomar, não tenha mais nenhum ingrediente na sua composição.

      Ficamos ao dispor para mais informações.
      Att.
      Equipe Serdanatureza

      Eliminar
  3. 5 HTP pode ser associada a remédios naturais como erva de são joão, ritmoneuran (à base de passiflora), ou florais e homeopatia? 5 HTP pode ser tomado junto com complexos de VITAMINAS e SAIS MINERAIS? Além disso, pode o 5 HTP ser tomado junto com o L-Triptofano? Depois de algumas semanas, o efeito colateral de SONO passa? Ultíma dúvida: depois q eu começar esse tratamento natural para aumentar a serotonina, quanto tempo eu vou me sentir muito melhor e menos ansioso? Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lucas Franco.

      Não aconselhamos do suplemento 5-htp com erva de S. João. Com outras plantas com propriedades calmantes, como a passiflora, não existe contra-indicações. Sim, o 5-htp pode ser tomado com vitaminas e sais minerais, pois não interfere com outros suplementos indicados para carências nutricionais. O complexo de vitaminas B, por exemplo, ajuda na eficácia do 5-htp. Não deve ser tomado com L-Triptofano. O efeito dos suplementos naturais, variam de pessoa para pessoa, pode levar 15 dias a começar a sentir os seus efeitos ou só passado 1 mês, cada organismo tem o seu próprio tempo de auto-cura.

      Eliminar
  4. Olá Lucas Franco.

    Não aconselhamos do suplemento 5-htp com erva de S. João. Com outras plantas com propriedades calmantes, como a passiflora, não existe contra-indicações. Sim, o 5-htp pode ser tomado com vitaminas e sais minerais, pois não interfere com outros suplementos indicados para carências nutricionais. O complexo de vitaminas B, por exemplo, ajuda na eficácia do 5-htp. Não deve ser tomado com L-Triptofano. O efeito dos suplementos naturais, variam de pessoa para pessoa, pode levar 15 dias a começar a sentir os seus efeitos ou só passado 1 mês, cada organismo tem o seu próprio tempo de auto-cura.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia,
    Há problema tomar 0 5-HTP quando se está também a fazer Fluoxetina?
    Obg
    Raquel Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel Gomes, informamos que não pode tomar o 5-htp com fluoxetina, pode potenciar os seus efeitos. Pode fazer o "desmame" gradual da fluoxetina e começar a tomar o 5-htp.

      Eliminar
  6. gostei muito das informações, comecei o tratamento hoje, e quando eu tiver um resultado, eu escrevo um comentário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gratos. Visite a nossa loja online, temos vários suplementos em promoção, incluindo o 5-htp da Now Foods.

      Eliminar
  7. L-triptofano causa secura na boca ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Informamos que o L-trptofano não causa secura na boca, nem tem outros efeitos secundários.

      Eliminar
  8. Boa tarde, quanto tempo podemos tomar o 5 HTP?
    Hå algum tempo mínimo ou deverá ser o menor tempo possivel ate restabelecer o humor,etc. ?
    Obriga a um desmame ?
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde Rute Monteiro. É aconselhado a toma do 5 htp por um periodo máximo de 6 meses e o periodo mínimo deve ser 3 meses. O 5htp é um suplemento natural, por isso não existe necessidade de desmame ou seja, não tem efeitos secundários.

    ResponderEliminar
  10. Antonio Reis, 26/7/14, ás 11:26

    Bom dia , estou a tomar 5mg de escitalopram, 6 mg de lexotam e 50mg de triticum.
    Posso tomar o 5-hpt, e ir desmamando os químicos.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde

      Deve primeiro fazer o desmame dos químicos depois começar a tomar o 5-htp.

      Visite a nossa loja online: http://www.serdanatureza.com/
      Atentamente
      Equipa Serdanatureza

      Eliminar
  11. Boa noite,
    Estou a tomar 5-htp à cerca de 7 dias, por causa de ataques de pânico, contudo tenho problemas de vesicula, e tomo mutilium para ajudar a digestão, mas agora sinto muitas tonturas e fortes apertos na cabeça, porque será?

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde

    Informamos que o suplemento do 5-htp não é o mais indicado para ataques de pânico. Aconselhamos a consultar um terapeuta de Naturopatia.

    Atentamente
    Equipa Serdanatureza

    ResponderEliminar
  13. Ola estou tonando 5htp a 5 dias, e senti a ansiedade aumentar bastante e depressão não melhorou. Ja tomo há anos citalopran. Será que ainda vai fazer efeito??? Pode ser piora pra depois melhorar??

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde Carla

    Em 5 dias é provavel que ainda não senta os efeitos do 5-htp. Pode demorar 1 mês a fazer efeito.

    Atentamente
    Equipa Serdanatureza

    ResponderEliminar
  15. faço pouco uso de fluoxetina a 1 mês tem algum problema eu tomar desde já o 5htp para depressão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde

      Informamos que o 5-htp não pode ser tomado com flouxetina nem nenhum outri anti-depressivo químico, como já informamos em anteriores comentários. Pode ver na bula do seu medicamento que também estará lá essa indicação.

      Atentamente
      Equipa Serdanatureza

      Eliminar
  16. Olá pessoal. comecei a tomar 5_HTP, em 03 de janeiro de 2015, espero alcançar os resultados prometidos,depois posto o resultado, até mais
    Abraço à todos

    ResponderEliminar
  17. Olá. Tomo zoloft todos os dias à noite, posso tomar em simultaneo o 5-HTP?
    Obrigada.
    Sofia

    ResponderEliminar
  18. Para quem esta fazendo o uso do 5 htp. A pessoa nao pode ingerir nada de alcool ?

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde. sofro de insónias há anos e vários sintomas físicos que os médicos dizem relacionados com depressão. não tomo antidepressivos há 3 anos porque me faziam sentir bastante mal também. tomo stilnox á noite mas durmo muito pouco e ando sempre com irritabilidade. o 5htp ajudará nas insónias e no mal-estar a curto prazo? obrigado

    ResponderEliminar
  20. Bom dia, Francisco. O 5-htp é um suplemento para o tratamento da depressão, pode complementar com outro suplemento que se chama Gabergen, veja as informações, aqui: http://www.serdanatureza.com/produtos-grande.php?referencia=14a15

    Att,
    Equipa Serdanatureza

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde.

    Posso fazer o uso de 5 htp com ansiodoron ? É um ansiolítico homeopático

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde, ADOREI o site, a disposição em esclarecer dúvidas, isso é muito válido e bonito.
    Estou tomando 5htp 100mg 2 x ao dia, para depressão, e tem me ajudado bastante. Mas para emagrecer não fez efeito. Dentro do conhecimento de vcs,o que mais posso fazer p perder 5kg? Por favor?

    ResponderEliminar
  23. Bom dia,eu tomo antidepressivo há muitos anos e queria saber qual a dose de 5-htp para substituir um antidepressivo. Eu comecei a tomar antidepressivo porque uma época eu fiquei com medo de sair de casa,emagreci uns 20 kg,fiquei branco,com sono superficial. Eu queria saber como se toma também, se tem que ser fracionado durante os dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em primeiro lugar terá de fazer o desmame do antidepressivo e aos pouco conjugando as tomas com o 5-htp.

      Eliminar
  24. Ola gostaria de tirar uma duvida, eu tomo lexapro 10 mg ha mais de 3 anos por conta de uma crise de ansiedade, ai minha medica me indicou o 5htp, e ela me disse para ir tomando um dia normal e um dia meio cp de lexapro e introduzundo o 5htp dosagem de 50 mg duas vezes ao dia?vc acha que teria problema?

    ResponderEliminar
  25. Boa tarde,

    Tratei por um período de um quadro de depressão, e fazia 2 anos e meio que n tinha nenhuma crise, e agora voltei a fica com sintomas, fui ao médico clínico e tomei 2 comprimidos de Diazepan, posso começar a tomar 5-HTP??? e qual a dosagem para o quadro de depressão leve e moderada???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O 5-Htp não deve ser tomado juntamente com fármacos, pois pode potenciar ou anular os seus efeitos.

      Eliminar
  26. Posso tomar na mesma cápsula 50 MG de 5htp e 200 Mg de mulungu, ou tem alguma contra indicação??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O 5-Htp não deve ser tomado juntamente com fármacos, pois pode potenciar ou anular os seus efeitos.

      Eliminar
  27. Bom dia Francisco. Estou tomando 5htp desde dia 23/01/2017. Minha dosagem é 100mg, comecei com uma capsula por dia, mas no começo esquecia de tomar acabava tomando dia sim dia não e em horários diferentes. Mesmo assim sempre que tomo me da dor de cabeça náusea e como tenho sinusite fico com a sensação de que vai atacar pois entope o nariz.Agora a duas semanas venho tomando duas capsulas uma de manhã outra a noite, mas nao sinto melhoras no meu humor Gostaria de saber se ele só age tomando as doses certas e em horários iguais? Esses sintomas secundários passam conforme o efeito do remédio? E se demora mesmo para sentir os efeitos.

    ResponderEliminar
  28. Boa tarde! Posso associar o 5Htp a naratriptana + naproxeno sodico (para enxaqueca, caso não alivie) e qual a dose necessária diariamente para enxaquecas? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O 5-Htp não deve ser tomado juntamente com fármacos, pois pode potenciar ou anular os seus efeitos.

      Eliminar
  29. Pedimos desculpa pelo atraso das respostas de alguns comentários, se ainda não obteve a nossa resposta, por favor volte a contactar-nos ou leia os vários comentários caso a sua situação seja idêntica à dos outros comentadores.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Saiba como a inflamação afecta o seu corpo

Por Carly Fraser A Inflamação controla todos os aspectos da nossa vida. Se você ou alguém que conhece sofre de dores constantes, dor crónica, diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ADD / ADHD, neuropatia periférica, enxaqueca, cancro, problemas de tiróide ou problemas dentários, está constantemente a lidar com a inflamação. Aprender como a inflamação afecta o corpo, e o que pode fazer para a parar, é o primeiro passo para perceber todo o potencial do seu corpo. Em vez de ir à raiz da causa, os médicos, quando estão perante os doentes que sofrem dos problemas acima mencionados, dão aos seus doentes medicamentos, para encobrir os problemas que continuam a manifestar-se e a piorar. Se lhes dissessem simplesmente que para melhorarem, têm que eliminar a inflamação do seu organismo, então, nunca mais teriam que tomar medicamentos. A inflamação começa no nosso intestino, com uma reacção auto-imune que evolui para uma inflamação sistémica. Assim, podemos ver o qu

Como sair vencedor do Inverno

As principais doenças de Inverno Fazemos aqui uma rápida apresentação das principais doenças de inverno: A gripe : é uma doença que não pode perder. Se apanhou a verdadeira gripe, permanecerá acamado, a arder com febre, tremores, dor de cabeça e dor severa nas articulações, durante pelo menos vários dias. Não haverá dúvida de que não vai trabalhar ou vai à escola, mesmo que queira;  A gripe é a doença que o obriga a retirar-se temporariamente do mundo. Constipação : as constipações são causadas por outro tipo de vírus, nomeadamente o rinovírus, que se aloja nas vias respiratórias, no clima frio. Se está com dor de garganta, pode ter um pouco de febre, e assoar-se muito. Em caso de constipações muito graves, pode até ficar de cama por vários dias, mas também pode levantar-se e até sair, se necessário. Os picos de febre ou "feridas" (ou herpes labial) : são as pequenas feridas que aparecem nos lábios e no nariz. São altamente contagiosos pelo contato e causam