Os alpinistas sabem que a melhor maneira de comer amoras não é a bicar um a um, ao longo do caminho. Não, o importante é parar; e colher 50 ou uma centena; até transbordar das mãos, e metê-las na boca de uma só vez. Bolas grandes de sumo perfumado, aquecidas ao sol, que explodem nos seus dentes. A sua pele macia e as minúsculas sementes, que não interferem de modo algum, com o bocado delicioso a engolir, doce o suficiente, para não desgostar.
A operação pode ser repetida várias vezes (ou várias dezenas de vezes). Agachamo-nos, em seguida sentamo-nos no mato. Depressa, as calças ficam com picos, os dedos colam, os dentes estão violetas, mas apenas os maníacos ficam desolados. Com efeito, o que conta, é que está a oferecer ao seu corpo, gratuitamente, uma das melhores curas anti idade e anti cancro existentes neste planeta.
Mirtilos e Framboesas contra o envelhecimento cerebral
Os cientistas demonstraram recentemente que os mirtilos aumentam a memória e previnem a demência. Compararam dois grupos de pessoas idosas durante dois meses, durante os quais uns beberam todos os dias sumo de mirtilos, enquanto os outros beberam sumo de fruta sem mirtilos. Os testes antes e após os tratamentos, mostraram uma melhora significativa de aprendizagem e da memória, das pessoas do grupo que beberam o sumo de mirtilos.
Note-se que os benefícios dos mirtilos foram encontrados em frutas frescas e sumos de frutas frescas, não estão em geleias de mirtilos e muito menos em tartes de mirtilos, onde as propriedades do açucar e a cozedura, modificaram as suas propriedades, Quanto aos muffin de mirtilos em celofane do McDonalds e doutras lojas, o melhor é esquecer!
Comer framboesas, é também excelente para conservar as suas faculdades cerebrais; um estudo mostra que os mirtilos melhoram as capacidades de aprendizagem, enquanto as framboesas têm um efeito mais forte na memória.
Mirtilos e framboesas contra o cancro!
Muitos estudos sugerem que estas bagas são remédios poderosos na prevenção do cancro. Num estudo feito em laboratório, o extracto de seis espécies de bagas (mirtilos, amoras, framboesas, framboesas pretas da América, arandos e morangos) tiveram um efeito inibidor sobre as células humanas de cancro da boca, da mama, do cólon e da próstata.
Este efeito está relacionado com os anti oxidantes presentes em grande quantidade nos frutos vermelhos e negros frescos. Os anti oxidantes são moléculas que destroem os radicais livres, substâncias agressivas que atacam e desnaturam as paredes das células, fazem-nos envelhecer, e podem mesmo favorecer o desenvolvimento de células cancerosas.
Os antioxidantes também fortificam o sistema imunitário, aliviam a dor da osteoartrite, ajudam à digestão, acalmam as infecções do trato gastro intestinal, e diminuem o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.
Bagas de açaí
Outras bagas têm virtudes semelhantes. As bagas de açaí da América do Sul, as quais, são amplamente divulgadas na internet, podem ser por exemplo, eficazes contra a leucemia.
No entanto, esta eficácia não foi comprovada em seres humanos, e não é, superior à eficácia das bagas de frutos frescos que todos temos em casa.
O poder do açaí vem da sua excepcional concentração em antioxidantes, mas esse valor não é superior ao dos mirtilos e das framboesas frescas.
De acordo com um estudo comparativo de vários sumos de frutas populares nos Estados Unidos, o valor de antioxidantes do sumo de açaí é inferior ao do sumo de toranja, uva, cereja e de mirtilo! No entanto, é superior ao do sumo de laranja, de maçã e de arando.
Mais uma boa noticia sobre mirtilos e framboesas
Um estudo efectuado com 134000 mulheres e 47000 homens, relatou que, as pessoas que comem regularmente, mirtilos e framboesas, têm um risco significativamente menor de desenvolver hipertensão (pressão arterial elevada, devido à rigidez das artérias). O efeito contra a hipertensão é mais forte com os mirtilos do que com as framboesas.
A temporada das framboesas e dos mirtilos – que está a começar! – irá ser excepcional. Tragam os vossos filhos, se poderem, e deixem-nos encher a barriga de mirtilos de montanha.
As framboesas de montanha, mais pequenas mas mais perfumadas, do que as suas descendentes das planícies (a framboesa é nativa dos Alpes, onde a encontra no seu ambiente natural), ao longo das estradas de floresta, entre 1500 a 1800metros, são os melhores locais, com a sua mistura de luz e sombra, e de humidade.
Nós por cá, conseguimos encontrar estas bagas no supermercado ou em mercados de produtos biológicos, que são um pouco caras. Quem tiver a sorte de morar fora da cidade, terá mais facilmente acesso a esta fruta divina da natureza.
À vossa Saúde!!
Texto original: Jean-Marc Dupuis
Tradução e adaptação: Maria Gomes
Comentários
Enviar um comentário