Avançar para o conteúdo principal

O melhor desporto


Foi no século XIX, que apareceu a caminhada como uma actividade desportiva ou de lazer. Até então, só se caminhava quando tinha que ser. Hoje, correr ou andar de bicicleta é mais bem sucedido do que caminhar, porque são atividades que exigem mais energia e com as quais nos cansamos.

No entanto, a caminhada é um desporto completo. Na verdade, tem tantas vantagens que poderia ser considerado um dos melhores desportos do mundo.

Um desporto muito completo

Caminhar é um desporto muito completo, baseado no mecanismo de pêndulo duplo composto por pernas e braços.
Para caminhar tem que executar a seguinte sequência de movimentos: primeiro fiamos de pé e basculamos o corpo para a frente, causando um efeito de queda que pára quando lançamos uma perna para a frente. De forma natural, a pélvis começa uma rotação, já que este movimento se realiza apoiando a perna oposta. Para contrariar esta rotação, os braços realizam um movimento inverso ao das pernas, de modo que a bacia pode manter o mesmo eixo e, por conseguinte, é possível caminhar em linha recta.
Então, para recuperar o movimento de queda durante toda a marcha, a perna de trás é pprojectada por sua vez para a frente usando a sua energia potencial, enquanto os braços realizam um movimento inverso, em que utilizam esta mesma energia potencial. A sequência começa de novo e a marcha não acaba até que o corpo se endireita.

Após várias horas de caminhada, é possível começar a sentir as costas rígidas e os ombros atrofiados. Para evitar essas dores, deve parar regularmente para fazer alongamentos, especialmente das costas e dos braços.

Indispensável para a saúde

De acordo com estudos epidemiológicos da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter uma boa saúde é necessário praticar uma actividade física no mínimo de 20 minutos por dia.

Uma equipa internacional de 14 investigadores demonstraram num estudo de 2008 que o número de passos diários recomendado é de 12.000 para mulheres entre os 18 e os 40 anos, 11.000 para mulheres entre os 40 e os 50 anos, 10.000 para mulheres entre os 50 e os 60 e 8.000 a partir dos 60. Para os homens entre os 18 e os 50 devem dar 12.000 passos e 11.000 passos por dia a partir dos 50 anos de idade; Em suma: de 8 a 10 quilómetros por dia para manter o peso ideal.

Caminhar além do mais é um desporto especialmente indicado para quem padece de dores crónicas, fibromialgia ou artrite.

Protecção do meio ambiente

Caminhar não contamina, não faz ruído, não requer motor nem instalações específicas. E é comum fazerem-se caminhadas e podermos voltar ao ponto de partida de transportes públicos.

Em qualquer época do ano

Pode caminhar em qualquer época do ano. O esforço necessário para essa actividade aquece o corpo, por isso nunca tem frio durante a caminhada. Apenas uma capa de chuva, botas e guarda-chuva para o mau tempo, ou um gorro, um cachecol, umas luvas e sapatos forrados com solas grossas para quando está muito frio, e assim, está preparado para caminhar várias horas sem problemas.

Segurança

O risco de acidentes é muito baixo se levar um bom calçado e não entrar em áreas perigosas.

Descubra, observe, medite

O mero acto de caminhar, por causa do seu ritmo lento, liberta a mente. Permite-nos explorar à nossa volta, observar a paisagem e a natureza através de visão, da audição e do olfacto. Além disso irá levá-lo a lugares de outra forma inacessíveis.
Caminhar oxigena o cérebro e facilita a meditação. Uma das primeiras escolas de filosofia, a escola peripatética fundada por Aristóteles em 335 a. C. em Atenas, congregava alunos que caminhavam ao lado do seu mestre. Na verdade, o adjectivo grego peripatético que significa "o que é feito durante a caminhada."
Desde então, têm-se feito muitas obras literárias, poéticas e filosóficas durante caminhadas, como por exemplo os famosos "Devaneios de um Caminhante Solitário", de Jean-Jacques Rousseau.

Amizade

Andar a pé é um desporto que promove a amizade, já que dois caminhantes podem falar durante muito tempo sem terem falta de ar. A caminhada dura o tempo suficiente para começar a falar sobre questões mais profundas, assuntos íntimos. Estando um ao lado do outro, em vez de frente-a-frente (como por exemplo num café), facilita a conversação.
Por isso é uma actividade que é necessário promover e ensinar às crianças desde tenra idade. Às vezes é preciso uma certa dose de persuasão, já que muitas crianças estão convencidas de que não gostam de caminhar, mas se os levarmos por caminhos sinuosos entre árvores, pedras e samambaias vão adorar, especialmente se for em grupos.


À vossa Saúde!

Texto original: Juan-M. Dupuis
Tradução e adaptação: Eugénia Gomes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO

5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro. 
A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros neurotransm…

Falta de acidez no estômago - Hipoclorídria

Cãibras nas pernas durante a noite

Nunca lhe acontece acordar durante a noite com cãibras nas pernas, mesmo que não tenha feito qualquer esforço físico em particular? Você tem mais de 40 anos? Já experimentou tomar magnésio, cálcio, potássio - e, talvez, a vitamina E - e as suas cãibras aliviam um pouco, sem no entanto desaparecerem?
Se este for o seu caso, pode estar a sofrer de hopocloridria, um problema de saúde relacionado com a falta de ácido no estômago. O ácido no seu estômago é bom para si!
As paredes do estômago segregam pelo menos três litros de ácido por dia. Isto é feito através das células que revestem a parede do estômago, e são capazes de "bombear protões", isto para dizer, que para bombear iões hidrogenados do sangue, e de os trazer para o estômago. O ácido gástrico é, portanto, um concentrado de íoes hidrogenados (isto não é um curso de química, convido os leitores interessados a aprender mais sobre este fenómeno interessante, na página do Wikipedia correspo…

Os terríveis malefícios da Candida Albicans

Quando está infectada de Candida albicans, dizemos que tem "sapinho" ou mais precisamente "candidíase", a infecção fúngica mais comum. Candidíase é mais conhecida, para o público em geral, na forma de "sapinhos", essas manchas brancas na boca e lábios, coceira horrível. Os “sapinhos” afetam principalmente crianças e pessoas com sistema imunológico debilitado, (pessoas tratadas com antibióticos, quimioterapia ou com AIDS). O diagnóstico é óbvio, a maioria dos médicos não se enganam
Mas, na realidade, as nossas sociedades industriais estão infectadas com Candida albicans, muito além de pessoas que sofrem de aftas: 90% dos americanos têm uma taxa mais elevada do que o normal de Candida albicans no intestino; 80 milhões de pessoas estão infectadas, e 70% são mulheres. 
Muita da população tem micoses nos dedos, sob as unhas e, muitas vezes: mais frequentemente colónias de Candida albicans.
Começa com pequenas espinhas vermelhas nos dedos. As unhas dos pés tor…