Avançar para o conteúdo principal

Cistite - Prevenção e Tratamento


A frequência das infecções vesicais nos seres humanos varia de forma importante segundo a idade e o sexo. Em crianças menores de 12 anos éde 4 para 1, devido á elevada taxa de defeitos congénitos no trato urinário de rapazes recém-nascidos. Nos adultos, a relação homem/mulher de infecções do trato urinário é de 1 para 50. No entanto, depois dos 50 anos a incidência entre os homens aumenta devido às perturbações prostáticas.

As infecções urinárias são frequentes nas mulheres. Estima-se que 50% das mulheres adultas sofrem, pelo menos, um episódio de disúria (micção dolorosa), e metade delas, de infecções urinárias bacterianas. Entre 2 a 5% das mulheres queixam-se de sintomas de infecções urinárias. Aproximadamente 90% das infecções urinárias em mulheres não se complicam, mas são recorrentes.
As infecções urinárias são pouco frequentes nos homens jovens  e de meia-idade, mas podem apresentar-se como complicação do rim ou da glândula prostática.

Causas e sintomas

Mulheres

A maior parte das infecções vesicais das mulheres são infecções ascendentes , o que significa que são provocadas por micróbios que viajam da uretra para a bexiga. A uretra da mulher é relativamente curta (entre 2,5 e 5 cm de comprimento), o que facilita que as bactérias consigam entrar, alcancem a bexiga e s e multipliquem. As bactérias mais comuns, responsáveis pela cistite nas mulheres, são a Escherichia coli (aproximadamente 80% dos casos), Staphylococcus epidermidis, Klebsiella, Enterobacter e Proteus. Os factores de risco nas mulheres são:
  •  Relações sexuais.
  •  Utilização do diafragma com anticoncepcional.
  •  Uretra anormalmente curta
  •  Ausência de uma enzima especifica (fucosiltranferase) nas secreções vaginais. A falta desta enzima facilita que a vagina contenha bactérias que provocam infecções do trato urinário.
  • Higiene pessoal inadequada. As bactérias porcedentes da matéria fecal ou das secreções vaginais podem entrar na uretra feminina, dado que as u abertura se encontra muito perto da vagina do ânus. 
  • História de infecções urinárias prévias. Aproximadamente 80% das mulheres que sofrem de infecções vesicais apresentam recorrências nos anos seguintes.
Homens:

A maioria das infecções em adultos está relacionado com complicações de infecções renais ou prostáticas. Costumam associar-se a tumores ou a cálculos renais que bloqueiam o fluxo  de urina, e muitas vezes, são infecções persistentes provocadas por microrganismos resistentes aos fármacos. As infecções urinárias nos devem-se maioritariamente a Escherichia coli ou outra bactérias gram-positivas. Os sintomas de infecção vesical e pielonefrite nos homens são os mesmos que nas mulheres. os factores de risco de infecções urinárias nos homens são:

  • Falta de circuncisão. A dobra cutânea pode acolher bactérias responsáveis por infecções do trato urinário.
  • Algaliação urinária. Quanto maior é o período de algaliação, maior é o risco de apresentar uma infecção do trato urinário.

Tratamento

Dieta
As alterações dietéticas que podem ajudar a controlar e a prevenir a infecção da bexiga são: 

  • Beber 8 copos de água todos os dias (os dois primeiros copos de água do dia de preferência em jejum) ajuda a limpar a urina de bactérias.
  • Seguir uma dieta rica em verduras, cereais e sumos cítricos.
  • Eliminar os alimentos que irritam a bexiga e acidificação da urina (derivados lácteos, carnes vermelhas, café, chá preto, álcool e chocolate)
  • Eliminar alimentos ricos em açúcar (açúcar refinado, bolos, bolachas)
  • Beber sumo de arando sem açúcar. As cápsulas de arando podem substituir o sumo.
  • Ingerir um dente de alho ou um suplemento todos os dias ajuda pela suas propriedades anti-infecciosas.

Plantas Medicinais e Medicina Chinesa

As plantas medicinais que possuem propriedades anti bacterianas, antioxidantes, emolientes, adstringentes, antivirais, antiespasmódicas e/ou diurécticas, são úteis para tratar as infecções da urina. As tinturas têm um efeito mais rápido que as infusões. As plantas úteis são o arando (Arctostaphylos uva-ursi), bucho (Barosma betulina), milho (Zea mays), canela, cedro, Chimaphilia, Berberis aquifolia, hidraste (Hydrastis canadenses), raiz de alteia (Althea officinalis) e bétula. 

A receita para preparar a tintura para as infecções vesicais é a seguinte:

. Milho, duas partes
. Arando, duas partes
. Viburnum prunifolium, uma parte
. Valeriana officinalis, uma parte

O doente deve tomar 5ml de tintura três vezes ao dia. Deve ingerir frequentemente uma infusão de Achillea millefolium. Pode administrar-se 1,5ml do medicamento chinês qing lin wan duas vezes ao dia.

Suplementos

As vitaminas antioxidantes  A, C e E podem ser benéficas para tratarem as infecções vesicais. O doente deve tomar entre 400 e 600UI de vitamina E e 300mg de vitamina B6 todos os dias. O ácido ascórbico é irritante para a bexiga, mas a vitamina C costuma tomar-se sob a forma de ascorbato de cálcio. O magnésio, pode ser útil para tratar a infecção renal. O zinco, pode reforçar o sistema imunitário.

A medicina homeopática pode também ser efectiva no tratamento das infecções vesicais. Escolher o remédio correcto (segundo os sintomas do doente) é sempre a chave para o êxito do tratamento homeopático. Os remédios homeopáticos para as infecções da bexiga são Cantharis, salsaparrilha, Staphysagria e  Berberis aquifolium
O tratamento homeopático correcto é eficaz em 12 horas. A acupunctura pode também ser útil para tratar os casos agudos e crónicos de infecção da bexiga.

Prevenção

As medidas seguintes são úteis para prevenir as infecções da bexiga: 
  • Beber líquidos ao longo do dia fora das principais refeições.
  • Reduzir ou eliminar a ingestão de açucares.
  • Urinar de forma imediata quando se sente a necessidade de o fazer.
  • Limpeza adequada da zona á volta da uretra (limpando da frente para trás).

Informações sobre os nossos suplementos para tratamento e prevenção da cistite:
Pode ver aqui

Mais informações, aqui


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba como a inflamação afecta o seu corpo

Por Carly Fraser A Inflamação controla todos os aspectos da nossa vida. Se você ou alguém que conhece sofre de dores constantes, dor crónica, diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ADD / ADHD, neuropatia periférica, enxaqueca, cancro, problemas de tiróide ou problemas dentários, está constantemente a lidar com a inflamação. Aprender como a inflamação afecta o corpo, e o que pode fazer para a parar, é o primeiro passo para perceber todo o potencial do seu corpo. Em vez de ir à raiz da causa, os médicos, quando estão perante os doentes que sofrem dos problemas acima mencionados, dão aos seus doentes medicamentos, para encobrir os problemas que continuam a manifestar-se e a piorar. Se lhes dissessem simplesmente que para melhorarem, têm que eliminar a inflamação do seu organismo, então, nunca mais teriam que tomar medicamentos. A inflamação começa no nosso intestino, com uma reacção auto-imune que evolui para uma inflamação sistémica. Assim, podemos ver o qu

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO 5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro.  A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros

Como sair vencedor do Inverno

As principais doenças de Inverno Fazemos aqui uma rápida apresentação das principais doenças de inverno: A gripe : é uma doença que não pode perder. Se apanhou a verdadeira gripe, permanecerá acamado, a arder com febre, tremores, dor de cabeça e dor severa nas articulações, durante pelo menos vários dias. Não haverá dúvida de que não vai trabalhar ou vai à escola, mesmo que queira;  A gripe é a doença que o obriga a retirar-se temporariamente do mundo. Constipação : as constipações são causadas por outro tipo de vírus, nomeadamente o rinovírus, que se aloja nas vias respiratórias, no clima frio. Se está com dor de garganta, pode ter um pouco de febre, e assoar-se muito. Em caso de constipações muito graves, pode até ficar de cama por vários dias, mas também pode levantar-se e até sair, se necessário. Os picos de febre ou "feridas" (ou herpes labial) : são as pequenas feridas que aparecem nos lábios e no nariz. São altamente contagiosos pelo contato e causam