Avançar para o conteúdo principal

Combata a celulite


É quase suficiente ser-se mulher para ter celulite: jovens ou com mais idade, magras ou gordas, agradáveis ou não, 90% das mulheres têm celulite (2% nos casos de homens).

Felizmente, existem soluções para reduzir eficazmente a “pele de laranja”.

O corpo da mulher está adaptado para armazenar reservas

Em média, o corpo de uma mulher contém 25% de células de gordura a mais, o complexo, que na prática complica para impressionar, mas basicamente é uma parvoíce: em grego, 'adipo' significa gordura, e 'citos' significa célula, de modo que adipócitos são: "as células de gordura."
Mas, de volta às mulheres, de acordo com a teoria da evolução, o corpo da mulher deveria de ser adaptado para maximizar as hipóteses de reprodução, e de sobrevivência do bebé. Desde a puberdade até a menopausa, passando pelas eventuais gravidezes, o corpo da mulher prepara-se activamente para acolher e alimentar as crianças. Para isso, armazena alimentos nas ancas, no peito, na face interna dos joelhos, barriga e, por vezes, em outros lugares, como os ombros, o addomen e um pouco por todo o corpo sob a pele, na forma de gordura. A gordura é realmente uma óptima maneira de armazenar calorias para tempos difíceis.

O nosso corpo usa a energia de três formas: os carboidratos, as proteínas, os lipídios (gorduras). Após 24 horas de jejum, os stocks de carboidratos (glicogénio) estão esgotados. Após 10 dias, são as reservas de proteínas que estão esgotados. Em seguida, o corpo utiliza as suas reservas de gordura, e então, pode levar muito mais tempo: um adulto com 1.70m e 70kg, tem 15 kg de reservas de gordura, e por isso poderia passar 40 dias sem comer.
As mulheres estão particularmente em vantagem sobre os homens, porque elas têm maiores áreas de armazenamento no peito e ancas, mas também, como vimos, porque elas têm mais células de gordura.
E isso não é tudo: elas também produzem hormonas, o estrogénio, que activa o armazenamento da gordura. Estas hormonas são utilizadas para o fabrico da pílula contraceptivo, e esta é a razão por que muitas mulheres consideram que a celulite piora quando tomam a pílula.

Com todo este equipamento, muitas mulheres acham que têm facilidade em ganhar grandes reservas de gordura. Isso é óptimo para o bebé, que irá beneficiar de um leite muito rico. Mas para a mulher que se olha no espelho, ou que veste em fato de banho numa cabina de prova de roupa num belo dia de Abril, esta vantagem competitiva pode parecer uma verdadeira maldição.

Existem 3 tipos de celulite

Para lutar eficazmente contra a aparência de casca de laranja, é imperativo saber que tipo de celulite a afecta:
  • A celulite adiposa é suave ao toque. Aparece especialmente quando a alimentação é muito rica em gordura e açúcar, combinado com a falta de actividade física.
  • A celulite aquosa ou infiltrada aparece nas mulheres que não praticam nenhum tipo de desporto, em pessoas com problemas circulatórios ou de retenção de água. Uma dieta muito salgada pode fazer com que apareça este fenómeno. Pernas que sofrem de celulite infiltrada, incham em clima quente ou durante um voo.
  • A celulite fibrosa vê-se na apalpação, é uma celulite dura, muitas vezes dolorosa quando comprimida. Distingue-se pela sua cor púrpura e a sua instalação à mais tempo torna-a mais difícil de remover.

As soluções para combater a celulite

Embora a origem da celulite venha da alimentação, entende que é na verdade um mecanismo natural do seu corpo, que faz as suas reservas de gordura. No entanto, não é mudando a sua dieta que a celulite vai desaparecer.
Evidentemente, um regime alimentar pouco saudável agrava a situação: certos tipo de celulite acumulam-se pelo excesso de gorduras e açucares na refeição. Mas, na realidade, a primeira arma contra a celulite, são as massagens.

As massagens

As massagens são a arma mais eficaz contra a celulite. Devem ser feitas todos os dias, e se possível de manhã e à noite para um resultado verdadeiramente bom. Ao melhorar a circulação sanguínea, nos aglomerados de celulite, favorecendo as trocas celulares e a drenagem linfática, estas massagens vão quebrar e fazer suar a gordura da celulite.
O método chamado de “apalpar-rolar” é um dos mais eficazes. Com a ajuda das suas duas mãos, faça pressão na zona a trabalhar como se estivesse a amassar pão, depois faça rolar de baixo para cima, durante vários minutos. Se isto não for agradável, é bom sinal. 
No entanto, seja gentil: uma massagem muito violenta pode enquistar a celulite e impedir a drenagem. Por último, existe uma máquina especial, que actua sobre o princípio de apalpar-rolar. Esta técnica é eficaz, no entanto, as massagens manuais são a fórmula mais eficaz (especialmente se forem feitas pelo seu cônjuge …)

Pode melhorar o efeito da massagem, graças a um óleo de massagem anti-celulite. Uma mistura de óleos essenciais (OE) feita por si mesma. Estimula a circulação sanguínea, a dissolução de gorduras (lipólise) e tem propriedades anti-inflamatórias.
Ingredientes : 1ml de cipreste; 1,5ml de erva-limão; 2,5ml de cedro do Atlas; 15ml de óleo vegetal de calophylle e óleo vegetal de argan ou de sésamo (quantidade suficiente para 50 ml).
Modo de emprego : Aplicar 10 a 20 gotas da mistura e massajar as áreas com celulite de manhã e à noite. Faça estas massagens durante 2 a 3 semanas, pode renovar sempre deixando sempre um intervalo de uma semana.

Note bem que a gordura dos adipócitos não pode desaparecer milagrosamente do seu corpo. Alguns cremes para emagrecer que contêm cafeína, podem realmente ajudar a expelir as células de gordura, mas, novamente, uma vez libertadas na corrente sanguínea, deverá praticar uma actividade física para queimar gorduras e, assim, eliminar a celulite.

Os exercícios físicos

O efeito desejado é semelhante ao das massagens: ao mover os seus músculos, fará pressão abaixo da sua celulite, o que pode aumentar a circulação de sangue assim como o fluido linfático. O desporto evita o armazenamento de gordura. Todos os desportos são bons para eliminar a celulite, no entanto, os desportos aquáticos são os melhores, graças ao fenómeno da drenagem da água (massagens pela água). Diz-se mesmo que é mais eficiente do que a drenagem manual.

Todos os desportos que envolvam a parte inferior do corpo são bons: a bicicleta, mas também andar a pé ou os exercícios abdominais.

Beber

Se a dieta contra a celulite não for muito eficaz, porém, deve beber uma quantidade razoável de água por dia (1 a 1,5 L). Beber água melhora a circulação e ajuda a eliminar resíduos. Por outro lado, uma má circulação sanguínea e linfática dificulta a eliminação de resíduos e, assim, promove a estagnação do sangue e da linfa na parte inferior do corpo. Isso dá-lhe um aspecto congestionado que agrava a celulite.

Uma outra receita de ervas anti-celulite, que melhora a circulação sanguínea e tem propriedades anti-inflamatórias e anti-edematosas:

Ingredientes : 25g de vinho tinto e 25g de hamamélis.

Modo de preparação : Prepara-se uma infusão de 5g desta mistura em 250ml de água a ferver. Beba duas a três taças por dia entre as refeições. Faça esta cura durante 15 dias a 3 semanas, e repita, se necessário.

Os banhos

Tomar um duche de água fria ajuda a combater a celulite. A água fria ajuda a aumentar a circulação sanguínea. É bastante recomendado para combater a celulite. Para uma eficácia verdadeira, faça-o no final de seu duche a partir dos tornozelos até à cintura. Termine com uma massagem profunda com óleo ou creme de emagrecimento. Poderá também tomar um banho com plantas activas contra a celulite e refirmantes:

Ingredientes : 1 punhado de fucus vesiculosos, 1 punhado de dente de leão, 1 punhado de cavalinha e 1 punhado de camomila.

Modo de emprego : Faça uma infusão forte de punhado de cada uma destas plantas em 2l de água. Deixe arrefecer, coa e junte à água do seu banho.

Tenha em mente que a luta contra a celulite é, no fundo, lutar contra a natureza, o que não é fácil. Mas se é difícil ou impossível livrar-se completamente da sua celulite, pode pelo menos regressar a uma situação aceitável com os métodos acima.

As nossas sugestões de combate à celulite em suplementos:

Mais informações, aqui

À vossa saúde!


Texto original: Jean-Marc Dupuis
Tradução e adaptação: Eugénia Gomes


Comentários

  1. Eu tinha ouvido que água morna era melhor para Combater a Celulite, seu post me fará pesquisar mais!
    ótimo!
    Bjos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO

5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro. 
A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros neurotransm…

Melatonina: Um sonífero natural

A União Europeia finalmente autorizou um produto natural que ajuda a dormir melhor: A Melatonina
Se me pede a minha opinião, as pessoas que interditaram esta substância natural durante tantos anos, sem qualquer argumento científico, considerando que os distúrbios do sono afectam 25 a 40% da população, cometeram um crime grave contra os seus concidadãos.
Mas sejamos positivos, e voltemos aos benefícios que se podem ter ao tomar a melatonina:
Um meio eficaz contra a insónia
Assim que a luz do dia enfraquece, a sua glândula pineal, que está localizado no seu cérebro começa a secretar melatonina. Esta substância, que é uma hormona natural, prepara o corpo para dormir e descansar.
Com efeito, a glândula pineal está directamente ligado ao nervo óptico: ela está em sintonia com a luz. É por isso que a melatonina é conhecida como a hormona que regula o relógio biológico, também conhecido como ritmo vigília-sono ou o ritmo circadiano. É por isso que as pessoas cegas, muitas vezes têm problemas …

Os terríveis malefícios da Candida Albicans

Quando está infectada de Candida albicans, dizemos que tem "sapinho" ou mais precisamente "candidíase", a infecção fúngica mais comum. Candidíase é mais conhecida, para o público em geral, na forma de "sapinhos", essas manchas brancas na boca e lábios, coceira horrível. Os “sapinhos” afetam principalmente crianças e pessoas com sistema imunológico debilitado, (pessoas tratadas com antibióticos, quimioterapia ou com AIDS). O diagnóstico é óbvio, a maioria dos médicos não se enganam
Mas, na realidade, as nossas sociedades industriais estão infectadas com Candida albicans, muito além de pessoas que sofrem de aftas: 90% dos americanos têm uma taxa mais elevada do que o normal de Candida albicans no intestino; 80 milhões de pessoas estão infectadas, e 70% são mulheres. 
Muita da população tem micoses nos dedos, sob as unhas e, muitas vezes: mais frequentemente colónias de Candida albicans.
Começa com pequenas espinhas vermelhas nos dedos. As unhas dos pés tor…