Avançar para o conteúdo principal

A fruta mágica contra o envelhecimento celular



Ouve-se falar muito sobre « radicais livres », estas moléculas agressivas que atacam as células, e até mesmo o seu DNA. Aceleram o envelhecimento, e contribuem para desencadear muitas doenças associadas com o envelhecimento, tais como a aterosclerose, problemas de visão, demência e cancro. 

Donde vêm os radicais livres? Da poluição, dos produtos químicos, dos cigarros, mas também do funcionamento normal das suas células.

Para funcionar, as suas células precisam de queimar um combustível (glicose), em pequenas fábricas eléctricas chamadas mitocôndrias. É isso que lhes fornece energia para, por exemplo, se contraírem, no caso das células musculares, ou emitir sinais eléctricos para comunicar, no caso das células nervosas.

As suas células "fumam"

Como um motor, que sempre emite um pouco de fumo, mesmo que esteja a funcionar bem, as suas células “fumam” e emitem radicais livres enquanto trabalham, mesmo que viva saudavelmente.

Quanto mais praticar desporto, quanto mais utilizar o seu cérebro, quanto mais experimentar emoções, em suma, quanto mais vive intensamente, mais fabrica radicais livres.

E só há uma maneira, no conhecimento actual, de eliminar os radicais livres: antioxidantes, substâncias que estão presentes naturalmente no seu corpo, e em frutas e vegetais, especialmente coloridas.

O problema é que as células não absorvem facilmente os antioxidantes que come. A maior parte permanece no exterior das suas células, e são eliminadas do seu organismo, sem destruir qualquer radical livre.

Como fazer para ajudar os antioxidantes que come a penetrarem nas suas células?

Os efeitos prodigiosos das gorduras

Há uma maneira simples de aumentar a absorção de antioxidantes: coma fruta e vegetais com gordura. Não necessariamente manteiga ou carnes frias: muitos alimentos contêm gorduras boas e pode facilmente come-los com frutas ou adicionar aos seus pratos de vegetais: frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs, …), abacate (ou óleo de abacate), azeitonas, e todas as sementes (abóbora, sementes moídas de linhaça, sementes de girassol).

Num estudo realizado com o abacate, os pesquisadores constataram, que se o consumirmos ao mesmo tempo com vários tipos de saladas:
. A taxa de absorção de licopeno por 4 (o licopeno é um antioxidante que se encontra nos tomates);

. A taxa de beta-caroteno por 2.6 (o beta-caroteno é um precursor da Vitamina A, que se encontra em abundância nas cenouras, e em menor grau, nos legumes de folhas verdes). 

O abacate é muito rico em ácidos gordos, mas são dos bons, necessários à nossa saúde.
Quando se junta óleo de abacate nas saladas, constata-se uma multiplicação:

. A taxa de alfa-caroteno 7.2;
. A taxa de beta-caroteno em 15.3;
. A taxa de luteína 5.1 (A luteína é um antioxidante vermelho-alaranjado encontrado na gema do ovo, trigo, cenouras, espinafres e vinagreira, e, em particular protege a retina).


Um abacate ao pequeno-almoço 

Os abacates são também, uma potente fonte de ácidos gordos mono-insaturados, que contribuem para:

. controlar a glicémia (açucar no sangue);
. manter a parede das artérias;
. reduzir a hipertensão arterial.

Uma maneira muito agradável de comer o abacate é temperado com suco de limão e um fio de azeite, com um ovo cozido a baixa temperatura (água a 80 °C, para que se tornem cremoso e não de borracha), algumas amêndoas, nozes e uma salada de frutas vermelhas e pretas, é um pequeno-almoço consistente, que pode faze-lo sentir bem e cheio de energia durante todo o dia, fazendo refeições moderadas ao meio-dia e à noite.

Se não tem grande apetite ou se praticar alguma atividade física, pode, comer apenas metade de um abacate na parte da manhã, o que já é muito nutritivo.


Outros benefícios dos abacates 

De notar que os abacates são ricos em vitaminas muito importantes:

  • A vitamina K, é importante para a coagulação do sangue. Também contribui para a solidificação dos ossos;
  • Os folatos ou vitamina B9, são importantes para a reprodução celular e o desenvolvimento dos seus tecidos;
  •  A vitamina E, protege os tecidos contra os radicais livres e pode proteger o coração;
  • A luteína, é necessária para proteger os olhos e pele;
  •  A vitamina C, fortalece o sistema imunitário e neutraliza radicais livres;
  • A vitamina B6, também reforça o sistema imunitário, ajuda com a função dos nervos e a síntese das células vermelhas do sangue.



Á vossa saúde !

Texto original: Jean-Marc Dupuis
Tradução: Eugénia Gomes

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Saiba como a inflamação afecta o seu corpo

Por Carly Fraser A Inflamação controla todos os aspectos da nossa vida. Se você ou alguém que conhece sofre de dores constantes, dor crónica, diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ADD / ADHD, neuropatia periférica, enxaqueca, cancro, problemas de tiróide ou problemas dentários, está constantemente a lidar com a inflamação. Aprender como a inflamação afecta o corpo, e o que pode fazer para a parar, é o primeiro passo para perceber todo o potencial do seu corpo. Em vez de ir à raiz da causa, os médicos, quando estão perante os doentes que sofrem dos problemas acima mencionados, dão aos seus doentes medicamentos, para encobrir os problemas que continuam a manifestar-se e a piorar. Se lhes dissessem simplesmente que para melhorarem, têm que eliminar a inflamação do seu organismo, então, nunca mais teriam que tomar medicamentos. A inflamação começa no nosso intestino, com uma reacção auto-imune que evolui para uma inflamação sistémica. Assim, podemos ver o qu

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO 5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro.  A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros

Como sair vencedor do Inverno

As principais doenças de Inverno Fazemos aqui uma rápida apresentação das principais doenças de inverno: A gripe : é uma doença que não pode perder. Se apanhou a verdadeira gripe, permanecerá acamado, a arder com febre, tremores, dor de cabeça e dor severa nas articulações, durante pelo menos vários dias. Não haverá dúvida de que não vai trabalhar ou vai à escola, mesmo que queira;  A gripe é a doença que o obriga a retirar-se temporariamente do mundo. Constipação : as constipações são causadas por outro tipo de vírus, nomeadamente o rinovírus, que se aloja nas vias respiratórias, no clima frio. Se está com dor de garganta, pode ter um pouco de febre, e assoar-se muito. Em caso de constipações muito graves, pode até ficar de cama por vários dias, mas também pode levantar-se e até sair, se necessário. Os picos de febre ou "feridas" (ou herpes labial) : são as pequenas feridas que aparecem nos lábios e no nariz. São altamente contagiosos pelo contato e causam