Avançar para o conteúdo principal

A fruta mágica contra o envelhecimento celular



Ouve-se falar muito sobre « radicais livres », estas moléculas agressivas que atacam as células, e até mesmo o seu DNA. Aceleram o envelhecimento, e contribuem para desencadear muitas doenças associadas com o envelhecimento, tais como a aterosclerose, problemas de visão, demência e cancro. 

Donde vêm os radicais livres? Da poluição, dos produtos químicos, dos cigarros, mas também do funcionamento normal das suas células.

Para funcionar, as suas células precisam de queimar um combustível (glicose), em pequenas fábricas eléctricas chamadas mitocôndrias. É isso que lhes fornece energia para, por exemplo, se contraírem, no caso das células musculares, ou emitir sinais eléctricos para comunicar, no caso das células nervosas.

As suas células "fumam"

Como um motor, que sempre emite um pouco de fumo, mesmo que esteja a funcionar bem, as suas células “fumam” e emitem radicais livres enquanto trabalham, mesmo que viva saudavelmente.

Quanto mais praticar desporto, quanto mais utilizar o seu cérebro, quanto mais experimentar emoções, em suma, quanto mais vive intensamente, mais fabrica radicais livres.

E só há uma maneira, no conhecimento actual, de eliminar os radicais livres: antioxidantes, substâncias que estão presentes naturalmente no seu corpo, e em frutas e vegetais, especialmente coloridas.

O problema é que as células não absorvem facilmente os antioxidantes que come. A maior parte permanece no exterior das suas células, e são eliminadas do seu organismo, sem destruir qualquer radical livre.

Como fazer para ajudar os antioxidantes que come a penetrarem nas suas células?

Os efeitos prodigiosos das gorduras

Há uma maneira simples de aumentar a absorção de antioxidantes: coma fruta e vegetais com gordura. Não necessariamente manteiga ou carnes frias: muitos alimentos contêm gorduras boas e pode facilmente come-los com frutas ou adicionar aos seus pratos de vegetais: frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs, …), abacate (ou óleo de abacate), azeitonas, e todas as sementes (abóbora, sementes moídas de linhaça, sementes de girassol).

Num estudo realizado com o abacate, os pesquisadores constataram, que se o consumirmos ao mesmo tempo com vários tipos de saladas:
. A taxa de absorção de licopeno por 4 (o licopeno é um antioxidante que se encontra nos tomates);

. A taxa de beta-caroteno por 2.6 (o beta-caroteno é um precursor da Vitamina A, que se encontra em abundância nas cenouras, e em menor grau, nos legumes de folhas verdes). 

O abacate é muito rico em ácidos gordos, mas são dos bons, necessários à nossa saúde.
Quando se junta óleo de abacate nas saladas, constata-se uma multiplicação:

. A taxa de alfa-caroteno 7.2;
. A taxa de beta-caroteno em 15.3;
. A taxa de luteína 5.1 (A luteína é um antioxidante vermelho-alaranjado encontrado na gema do ovo, trigo, cenouras, espinafres e vinagreira, e, em particular protege a retina).


Um abacate ao pequeno-almoço 

Os abacates são também, uma potente fonte de ácidos gordos mono-insaturados, que contribuem para:

. controlar a glicémia (açucar no sangue);
. manter a parede das artérias;
. reduzir a hipertensão arterial.

Uma maneira muito agradável de comer o abacate é temperado com suco de limão e um fio de azeite, com um ovo cozido a baixa temperatura (água a 80 °C, para que se tornem cremoso e não de borracha), algumas amêndoas, nozes e uma salada de frutas vermelhas e pretas, é um pequeno-almoço consistente, que pode faze-lo sentir bem e cheio de energia durante todo o dia, fazendo refeições moderadas ao meio-dia e à noite.

Se não tem grande apetite ou se praticar alguma atividade física, pode, comer apenas metade de um abacate na parte da manhã, o que já é muito nutritivo.


Outros benefícios dos abacates 

De notar que os abacates são ricos em vitaminas muito importantes:

  • A vitamina K, é importante para a coagulação do sangue. Também contribui para a solidificação dos ossos;
  • Os folatos ou vitamina B9, são importantes para a reprodução celular e o desenvolvimento dos seus tecidos;
  •  A vitamina E, protege os tecidos contra os radicais livres e pode proteger o coração;
  • A luteína, é necessária para proteger os olhos e pele;
  •  A vitamina C, fortalece o sistema imunitário e neutraliza radicais livres;
  • A vitamina B6, também reforça o sistema imunitário, ajuda com a função dos nervos e a síntese das células vermelhas do sangue.



Á vossa saúde !

Texto original: Jean-Marc Dupuis
Tradução: Eugénia Gomes

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO

5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro. 
A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros neurotransm…

Os terríveis malefícios da Candida Albicans

Quando está infectada de Candida albicans, dizemos que tem "sapinho" ou mais precisamente "candidíase", a infecção fúngica mais comum. Candidíase é mais conhecida, para o público em geral, na forma de "sapinhos", essas manchas brancas na boca e lábios, coceira horrível. Os “sapinhos” afetam principalmente crianças e pessoas com sistema imunológico debilitado, (pessoas tratadas com antibióticos, quimioterapia ou com AIDS). O diagnóstico é óbvio, a maioria dos médicos não se enganam
Mas, na realidade, as nossas sociedades industriais estão infectadas com Candida albicans, muito além de pessoas que sofrem de aftas: 90% dos americanos têm uma taxa mais elevada do que o normal de Candida albicans no intestino; 80 milhões de pessoas estão infectadas, e 70% são mulheres. 
Muita da população tem micoses nos dedos, sob as unhas e, muitas vezes: mais frequentemente colónias de Candida albicans.
Começa com pequenas espinhas vermelhas nos dedos. As unhas dos pés tor…

Falta de acidez no estômago - Hipoclorídria

Cãibras nas pernas durante a noite

Nunca lhe acontece acordar durante a noite com cãibras nas pernas, mesmo que não tenha feito qualquer esforço físico em particular? Você tem mais de 40 anos? Já experimentou tomar magnésio, cálcio, potássio - e, talvez, a vitamina E - e as suas cãibras aliviam um pouco, sem no entanto desaparecerem?
Se este for o seu caso, pode estar a sofrer de hopocloridria, um problema de saúde relacionado com a falta de ácido no estômago. O ácido no seu estômago é bom para si!
As paredes do estômago segregam pelo menos três litros de ácido por dia. Isto é feito através das células que revestem a parede do estômago, e são capazes de "bombear protões", isto para dizer, que para bombear iões hidrogenados do sangue, e de os trazer para o estômago. O ácido gástrico é, portanto, um concentrado de íoes hidrogenados (isto não é um curso de química, convido os leitores interessados a aprender mais sobre este fenómeno interessante, na página do Wikipedia correspo…