Avançar para o conteúdo principal

Atire-se aos Espargos!


O Espargo tem a forma de um dardo, uma arma formidável e simbolicamente pode significar as suas propriedades para combater o envelhecimento e a doença.

Os Espargos têm muitos nutrientes essenciais: são uma fonte de vitaminas A, C, E e K e de cromio, um mineral que aumenta a capacidade da insulina de levar a glicose para as células, tornando-se o seu combustível.
Aumenta as suas capacidades naturais anti oxidantes: trazendo derivados de cisteína, aumenta a sua produção natural de glutationa, um potente composto desintoxicante e  antioxidante que ajuda a destruir as moléculas cancerígenas, como os radicais livres e os medicamentos tóxicos, tais como o paracetamol. É por isso que os espargos podem reduzir o risco de certos tipos de cancro, tais como cancro dos ossos, da mama, do cólon, da laringe e do pulmão. É também um alimento para consumir de apoio ao tratamento do cancro, particularmente para proteger o seu fígado.

O Espargo é um dos legume que tem uma maior actividade antioxidante entre 43 legumes, daí as suas propriedades excepcionais anti-envelhecimento.

O Espargo é bom para tudo

O Espargo é rico em potássio, o que é bom para as pessoas que sofrem de hipertensão, em ferro e em rutina (450mg/kg – 1 pé de espargo branco fresco), um flavonóide que contem propriedades anti inflamatórias e anti cancerosas.
Metade das suas calorias são proteínas, que contribuem para acalmar o apetite e aumentar a massa muscular magra se for desportista.

O Espargo também pode ajudar o seu cérebro a combater o declínio das faculdades mentais relacionadas com a idade. Como os legumes tem folhas verdes, contém uma grande quantidade de ácido fólico, que actuam com a vitamina B12 (que encontramos no peixe, nas aves, na carne vermelha e nos produtos lácteos), para evitar o declínio da memória e da concentração. Num estudo realizado na Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, os idosos com níveis altos de folato e vitamina B12 foram mais bem sucedidos nos testes  de rapidez e de flexibilidade mental.

Finalmente, os Espargos contém níveis importantes de asparagina, um aminoácido de efeito diurético, ajuda o corpo a livrar-se do excesso de sal, o que é muito benéfico para pessoas que sofrem de edema (acumulação de líquido nos tecidos, pernas e pés inchados, por exemplo) e para as pessoas que são hipertensas.

Bio ou não Bio?

Note-se que os Espargos estão entre os legumes pouco contaminados por pesticidas, incluindo cultivados em agricultura convencional. Melhor ainda comprar os de produção bio, é claro, porque a agricultura biológica respeita o meio ambiente. Mas do ponto de vista do seu consumo imediato, a diferença não é perceptível, e a sua carteira irá apreciar.

Cozer ao vapor

Obviamente, estes nutrientes poderosos serão destruídos na sua maior parte se ferver os espargos durante 20 minutos, que é o método de cozimento frequentemente recomendada nos livros de receitas.

Cozer os Espargos em vapor a temperatura amena,  fritá-los com um pouco de gordura boa (coco ou azeite), ou passá-los no grelhador (pouco tempo) preservará as suas propriedades.

Pode comê-los de seguida com um bom molho holandês (para quem gostar): gema de ovo bio, manteiga bio, suco de limão, sal e pimenta q.b., apenas coisas boas!

Texto original: Jean-Marc Dupuis
Tradução: Eugénia Gomes



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba como a inflamação afecta o seu corpo

Por Carly Fraser A Inflamação controla todos os aspectos da nossa vida. Se você ou alguém que conhece sofre de dores constantes, dor crónica, diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ADD / ADHD, neuropatia periférica, enxaqueca, cancro, problemas de tiróide ou problemas dentários, está constantemente a lidar com a inflamação. Aprender como a inflamação afecta o corpo, e o que pode fazer para a parar, é o primeiro passo para perceber todo o potencial do seu corpo. Em vez de ir à raiz da causa, os médicos, quando estão perante os doentes que sofrem dos problemas acima mencionados, dão aos seus doentes medicamentos, para encobrir os problemas que continuam a manifestar-se e a piorar. Se lhes dissessem simplesmente que para melhorarem, têm que eliminar a inflamação do seu organismo, então, nunca mais teriam que tomar medicamentos. A inflamação começa no nosso intestino, com uma reacção auto-imune que evolui para uma inflamação sistémica. Assim, podemos ver o qu

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO 5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro.  A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros

Como sair vencedor do Inverno

As principais doenças de Inverno Fazemos aqui uma rápida apresentação das principais doenças de inverno: A gripe : é uma doença que não pode perder. Se apanhou a verdadeira gripe, permanecerá acamado, a arder com febre, tremores, dor de cabeça e dor severa nas articulações, durante pelo menos vários dias. Não haverá dúvida de que não vai trabalhar ou vai à escola, mesmo que queira;  A gripe é a doença que o obriga a retirar-se temporariamente do mundo. Constipação : as constipações são causadas por outro tipo de vírus, nomeadamente o rinovírus, que se aloja nas vias respiratórias, no clima frio. Se está com dor de garganta, pode ter um pouco de febre, e assoar-se muito. Em caso de constipações muito graves, pode até ficar de cama por vários dias, mas também pode levantar-se e até sair, se necessário. Os picos de febre ou "feridas" (ou herpes labial) : são as pequenas feridas que aparecem nos lábios e no nariz. São altamente contagiosos pelo contato e causam