O Que É:
Membro da família das poligonáceas, as folhas desta trepadeira têm um formato semelhante a pequenas cenouras verdes achatadas ou mesmo malaguetas. Cresce em quase toda a China, bem como em alguns jardins americanos. Curandeiros em medicina tradicional chinesa diferenciam entre raiz seca não processada e a raiz curada e processada, considerando-as como duas plantas medicinais completamente diferentes.
Usos Terapêuticos:
Insónia, exaustão nervosa, esquizofrenia.
Endurecimento das artérias, doença cardíaca, hepatite, colesterol elevado, tumores.
Usos tradicionais: Abcessos, alergias, anemia, pé de atleta, dores de costas, bronquite, prisão de ventre, dermatite, diabetes, tonturas, hipertrofia das glândulas linfáticas, epilepsia, fadiga, embranquecimento do cabelo, problemas do sistema imunitário, inflamação, comichão, doenças renais, dores no joelho, inflamação dos nervos, entorpecimento, tinha, zonas doloridas ou irritadas, zumbido, tuberculose.
Propriedades Medicinais:
As raízes processadas do Fo-Ti contêm lecitina, a qual pode ajudar a deter a acumulação de colesterol no fígado, no sangue, e no interior das paredes das artérias. Diz-se também que combate a fadiga e restaura a energia vital do corpo, apelidado de qi. As raízes não processadas actuam supostamente como laxativo e purificador do sangue. Em estudos realizados com animais, o Fo-Ti mostrou alguma capacidade para encorajar a produção de glóbulos vermelhos, impedir o crescimento bacteriano, e ajudar o corpo a aclimatar-se ao frio. Experiências realizadas em tubos de ensaio indicam que a emodina no Fo-Ti é capaz de relaxar os vasos sanguíneos e modelar o sistema imunitário.
Opções de Dosagem:
Duas a três cápsulas de 560 mg de um extracto padronizado três vezes ao dia, ou ½ ou 1 gota de um extracto líquido concentrado da raiz duas a três vezes por dia. Pode também fazer uma infusão de 3 a 5g de Fo-Ti seco numa chávena de água quente e beber três vezes ao dia.
Precauções:
Poucas registadas. Para algumas pessoas muito sensíveis, o Fo-Ti cru pode provocar vómitos, a raiz processada pode causar perturbações gástricas e agravar a diarreia. Algumas pessoas podem notar dormência ou formigueiro nos braços e nas pernas.
Mais informações, aqui |
Fonte do texto: Farmacia Verde
Comentários
Enviar um comentário