Avançar para o conteúdo principal

Fo-ti (Polygonum multiflorum)




O Que É:
Membro da família das poligonáceas, as folhas desta trepadeira têm um formato semelhante a pequenas cenouras verdes achatadas ou mesmo malaguetas. Cresce em quase toda a China, bem como em alguns jardins americanos. Curandeiros em medicina tradicional chinesa diferenciam entre raiz seca não processada e a raiz curada e processada, considerando-as como duas plantas medicinais completamente diferentes.


Usos Terapêuticos:
Insónia, exaustão nervosa, esquizofrenia.
Endurecimento das artérias, doença cardíaca, hepatite, colesterol elevado, tumores.
Usos tradicionais: Abcessos, alergias, anemia, pé de atleta, dores de costas, bronquite, prisão de ventre, dermatite, diabetes, tonturas, hipertrofia das glândulas linfáticas, epilepsia, fadiga, embranquecimento do cabelo, problemas do sistema imunitário, inflamação, comichão, doenças renais, dores no joelho, inflamação dos nervos, entorpecimento, tinha, zonas doloridas ou irritadas, zumbido, tuberculose.


Propriedades Medicinais:
As raízes processadas do Fo-Ti contêm lecitina, a qual pode ajudar a deter a acumulação de colesterol no fígado, no sangue, e no interior das paredes das artérias. Diz-se também que combate a fadiga e restaura a energia vital do corpo, apelidado de qi. As raízes não processadas actuam supostamente como laxativo e purificador do sangue. Em estudos realizados com animais, o Fo-Ti mostrou alguma capacidade para encorajar a produção de glóbulos vermelhos, impedir o crescimento bacteriano, e ajudar o corpo a aclimatar-se ao frio. Experiências realizadas em tubos de ensaio indicam que a emodina no Fo-Ti é capaz de relaxar os vasos sanguíneos e modelar o sistema imunitário.


Opções de Dosagem:
Duas a três cápsulas de 560 mg de um extracto padronizado três vezes ao dia, ou ½ ou 1 gota de um extracto líquido concentrado da raiz duas a três vezes por dia. Pode também fazer uma infusão de 3 a 5g de Fo-Ti seco numa chávena de água quente e beber três vezes ao dia.


Precauções:
Poucas registadas. Para algumas pessoas muito sensíveis, o Fo-Ti cru pode provocar vómitos, a raiz processada pode causar perturbações gástricas e agravar a diarreia. Algumas pessoas podem notar dormência ou formigueiro nos braços e nas pernas.

Mais informações, aqui

Fonte do texto: Farmacia Verde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba como a inflamação afecta o seu corpo

Por Carly Fraser A Inflamação controla todos os aspectos da nossa vida. Se você ou alguém que conhece sofre de dores constantes, dor crónica, diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ADD / ADHD, neuropatia periférica, enxaqueca, cancro, problemas de tiróide ou problemas dentários, está constantemente a lidar com a inflamação. Aprender como a inflamação afecta o corpo, e o que pode fazer para a parar, é o primeiro passo para perceber todo o potencial do seu corpo. Em vez de ir à raiz da causa, os médicos, quando estão perante os doentes que sofrem dos problemas acima mencionados, dão aos seus doentes medicamentos, para encobrir os problemas que continuam a manifestar-se e a piorar. Se lhes dissessem simplesmente que para melhorarem, têm que eliminar a inflamação do seu organismo, então, nunca mais teriam que tomar medicamentos. A inflamação começa no nosso intestino, com uma reacção auto-imune que evolui para uma inflamação sistémica. Assim, podemos ver o qu

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO 5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro.  A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros

Mucuna Pruriens, contra a doença de Parkinson

Mucuna Pruriens, também conhecido por Feijão veludo ou Feijão-da-florida. A natureza nunca deixa de nos surpreender. Se não, olhe para esta estranha planta leguminosa de origem tropical, também conhecida como Feijão de veludo, a Mucuna Pruriens. É realmente impressionante, que esta planta usada há séculos pela Ayurveda, a medicina tradicional indiana, são-lhe atribuídas 200 indicações terapêuticas. Sim, leu bem : mais de 200. Isso faz com que, possivelmente, estejamos a falar de uma "super planta" medicinal, dada a sua capacidade de oferecer um remédio para um grande numero de doenças de diferente origem, tipo e condição.  Dentro da sua vagem encontra-se um extraordinário potencial de cura: desde um tónico potente ou restaurador, um excelente afrodisíaco, um antipirético contra a febre ou alívio da dor menstrual, até mesmo um antídoto para o veneno da picada de cobras, como a víbora malaya ou a cobra cuspidora. E, no entanto, todas estas propriedades excep