A casca da cáscara-sagrada é a parte medicinal preferida na planta. Alguns especialistas dizem que o seu uso é mais suave e mais seguro do que o de outros parentes da cáscara-sagrda. Secar a casca e deixá-la envelhecer durante um ano ou mais permite também atenuar o poderosos efeito purgativo. O nome já agora, significa «casca sagra» - uma indicação da extensa aflição que a prisão de ventre consistia para os primeiros exploradores espanhóis na América, e um testemunho da eficácia deste remédio natural.
Usos terapêuticos:
- Prisão de ventre
- Varicela, gripe, gases hemorróidas, herpes, indigestão, leucemia, tinha,herpes zóster.
Usos tradicionais:
Artrite, cálculos biliares, icterícia, problemas no fígado, prevenção contra queimaduras solares.
Propriedades medicinais:
Agradeça aos compostos químicos chamados antraquinonas pelo efeito purgativo da cáscara-sagrada. A reacção quimica que se dá com as bactérias no seu intestino transforma as antraquinonas em substancias que instigam as contracções do intestino e consequentemente estimulam os seus movimentos.
Opções de dosagem:
Cerca de 10 gotas de um extracto padronizado de cáscara-sagrada, 1 a 3 gotas de casca seca, 1 a 2 1/2g de casca em pó, ou 1/2 a 1 colher de chá de extracto liquido da casca diariamente.
Precauções:
Não confie na cáscara-sagrada por nenhum período de tempo; consulte um médico ou terapeuta qualificado. Se o fizer os seus intestinos podem começar a depender dela para os seus movimentos, e acabará novamente com um problema de prisão de ventre. Não use a casca fresca, pois as suas antraqquinonas plenamente activas podem induzir ao vómito e diarreia. Não use a cáscara-sagrada se tiver problemas de apêndice, colite, doença de Crohn, sindrome de intestinos irritados, problemas renais ou quaisquer dores abdominais de origem desconhecida. O seu uso prolongado pode aumentar a potência de certos medicamentos para o coração e levar a deficiência de potássio. As crianças com idades inferiores a 12 anos, não a devem tomar em absoluto.
Suplementos recomendados:
Mais informações, aqui: |
Mais informações, aqui: |
Mais informações, aqui: |
Fonte de informação: A Farmácia Verde - Herbário pratico.
Comentários
Enviar um comentário