Descrição
A unha-de-gato é um arbusto indígena da selva amazónica da América do Sul.
Existem duas espécies de unha-de-gato: a Uncaria tomentosa e a Uncaria guianensis. Embora tenham um aspecto semelhante e por vezes sejam utilizadas da mesma forma, a investigação demonstrou que, das duas, a Uncaria tomentosa é mais valiosa como agente terapêutico.
Utilização geral
A unha-de-gato é uma das plantas mais benéficas que se encontram nas florestas e utiliza-se como depuradora e suporte dos sistema imunitário, cardiovascular e intestinal. Embora as investigações tenham começado na década de 1970, só foi alvo de uma atenção geral na de 1990, quando alguns estudos demonstraram a sua possível utilidade para tratar a sida, o cancro e outras doenças. Aparentemente, a unha-de-gato aumenta a imunidade e permite curar perturbações digestivas. Alivia muitos outros sintomas, como a acne, as alergias, a artrite, a asma, a candidíase, a fadiga crónica, a inflamação crónica, a depressão, a diabetes mellitus, a toxicidade ambiental, a infecção pelo virus Epstein-Barr, a fibromialgia, as hemorróidas, o herpes, a hipoglicemia, o lúpus eritematoso sistémico, as perturbações menstruais, os desequilíbrios hormonais, os parasitas, a síndrome pré-menstrual, os tumores, as infecções do aparelho respiratório superior, as infecções virais e as feridas.
A casca interna é a principal fonte de actividade medicinal, embora as raízes e as folhas também possam ser utilizadas. Os investigadores isolaram alcalóides únicos na casca e na raiz que activam o sistema uminitário e aumentam a actividade dos glóbulos brancos. A rincofilina, um dos alcalóides isolados na unha-de-gato, tem propriedades anti-hipertensivas que podem ser benéficas para prevenir o risco de acidente vascular cerebral e de ataques cardíacos ao diminuir a frequência cardíaca e a tensão arterial, aumentar a circulação e reduzir os níveis sanguíneos de colesterol.
Mais informações, aqui |
Os investigadores descobriram outras substâncias na unha-de-gato que têm propriedades anti-tumorais, antileucémicas, antioxidantes, antimicrobianas, antibacterianas, anti-inflamatórias, antivirais e diuréticas. Alguns autores conferem-lhe a capacidade de tratar muitos sintomas intestinais e gástricos, como a diverticulite, a síndroma do intestino irritável, a gastrite, as úlceras, as hemorróidas, a doença de Crohn e a colite.
As acções anti-inflamatórias da unha-de-gato aliviaram a inflamação e a tumefacção na artrite, no reumatismo e na dor articular. Alguns estudos sobre os benefícios terapêuticos no cancro abriram caminho a descobertas interessantes. As propriedades imunoestimulantes da unha-de-gato demonstraram aumentar a função dos glóbulos brancos para atacar e digerir as substâncias carcinogénicas e os microrganismos prejudiciais que podem inibir o crescimento das células cancerosas e dos tumores. Se for utilizada como um tratamento associado à quimioterapia e à radioterapia, a unha-de-gato diminui os efeitos secundários de queda de cabelo, náuseas, problemas cutâneos, infecções e perda de peso.
Alguns estudos clínicos provaram a eficácia do extracto de unha-de-gato nos doentes com sida e nos doentes infectados pelo VIH, como tratamento único ou aliado à zidovudina (AZT). Os resultados demonstraram que a unha-de-gato é capaz de deter a reprodução do vírus da sida, interromper o crescimento das células cancerosas e activar o sistema imunitário. Por outro lado, os efeitos dolorosos derivados do tratamento com AZT diminuem. As propriedades antioxidantes da unha-de-gato protegem as células das substâncias ambientais, como o fumo do tabaco, os pesticidas, a poluição, o álcool, os raios X, as radiações gama, a luz ultravioleta, os alimentos rançosos e algumas gorduras. A planta ajuda igualmente a evitar a disseminação dos radicais livres, protegendo as células de mutações e da sua transformação em tumores.
Mais informações, aqui |
Preparações
A unha-de-gato está disponível nas lojas de alimentação de produtos naturais e ervanárias em várias formas: extracto seco, raiz triturada, cápsulas, comprimidos, infusão e tintura.
Para preparar a infusão, ferve-se 1gr da casca numa chávena de água durante 10 a 15 minutos. A mistura coa-se antes de se beber. A dose sugerida é de uma chávena três vezes ao dia.
Dose de tintura: entre 1 a 2 ml até duas vezes por dia. As crianças com mais de 2 anos de idade e os adultos com mais de 65 anos devem começar por utilizar doses menores e aumentar a potência gradualmente, se for necessário.
Precauções
A unha-de-gato não é recomendada a mulheres grávidas ou que estão a amamentar, nem àquelas que estão a tentar engravidar. As crianças com menos de um ou dois anos também não devem tomar. As pessoas que sofram de qualquer doença devem consultar um fitoterapeuta qualificado antes de tomar esta planta.
Efeitos secundários
Os estudos europeus evidenciaram uma toxicidade baixa quando se utiliza unha-de-gato, inclusive em doses elevadas. Não foram indicadas reacções adversas significativas e o único efeito secundário observado é diarreia.
Interacções
A unha-de-gato não deve ser combinada com medicamentos hormonais, insulina e vacinas. Pode dar lugar a uma rejeição das células estranhas por parte do sistema imunitário. Os doentes que foram submetidos a um transplante de órgãos ou tecidos não devem utilizar esta planta. Pode ser necessário reduzir a dose quando se toma juntamente com outras plantas.
Bibliografia: Manual das Medicinas Alternativas
Comentários
Enviar um comentário