O cancro da próstata é, nos homens, o menos perigoso, mas o mais traidor.
As estatísticas da Clínica Mayo (um centro hospitalar de ponta nos Estados-Unidos) publicadas no Jounal of Urology de Abril 2008, mostra que só 2% dos homens tiveram cancro da próstata de risco intermédio, e 5% tiveram de risco elevado e morrem desta doença dentro de dez anos, após o diagnóstico.
Quanto aos doentes com cancro da próstata de baixo risco, que vivem após o diagnóstico, pelo menos, mais dez anos do que os homens, a quem nunca foi diagnosticado cancro! Parece incrível, mas, no entanto, é verdade, e isso é devido à supervisão médica activa de que beneficiam.
Mas o cancro da próstata é também o mais traiçoeiro, porque a maioria dos homens que são diagnosticados é-lhes oferecida uma operação para cortar a próstata, sem a chave para decidir se devem ou não aceitar.
Eles não podem tomar a decisão correcta porque:
- Não sabem exactamente para que serve a próstata; não têm nenhuma ideia do que implica realmente uma vida sem próstata;
- Não medem os riscos reais da operação;
- A ideia de ter o “cancro” assusta-os – e isso é compreensível – estão dispostos a submeterem-se a uma operação que os deixará inválidos, se lhes permitir “desembaraçarem-se” do problema;
Um tratamento que transforma homens em mulheres
O tratamento convencional da próstata envolve a remoção cirúrgica da próstata, que provoca a incontinência e a impotência, mas uma “hormonoterapia” que reduz artificialmente o nível de testosterona, a hormona masculina.
Isso implica não só, que você não possa fisicamente fazer amor, mas que o queira ainda mais. Não se passa nada consigo, incluindo o contacto, com a pessoa mais provocante.
Como as mulheres na menopausa, que têm afrontamentos, suores nocturnos. Seus músculos derretem, a sua memória evapora-se. Mais importante, você ganha peso e seus seios começam a crescer! (Isso é chamado de ginecomastia em termos médicos).
E, acredite ou não, não é o suficiente, mesmo que agora tenha os seios que queria, é bastante possível que estes sejam dolorosos, o que só contribui para o trauma e o insulto.
Para não mencionar dos riscos da cirurgia:
A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz, localizado num acesso particularmente difícil de aceder, abaixo da bexiga, atrás do osso púbico. Como se trata de poucos milímetros da bexiga e do recto, e é cercado por muitos vasos sanguíneos, o menor corte de bisturi mal direccionado pode causar um desastre.
"Mesmo um cirurgião experiente pode concluir o procedimento num banho de sangue, sem a possibilidade de ver correctamente, o que tenta remover", diz o especialista da próstata Dr. Mark Scholz.
Salvar os nervos erectores pequenos (aqueles que dão ao homem a capacidade de erecção) torna-se uma proeza. Estes nervos, são mais finos do que um cabelo humano, e invisíveis a olho nu, não é surpreendente que, mesmo com os melhores cirurgiões, 50% dos homens se encontrem impotentes.
Apesar disso, centenas de milhares de homens a cada ano têm a sua próstata removida, inclusive quando eles estão sofrendo uma forma de cancro de "baixo risco", que como vimos, estende a esperança de vida de 10 anos!
Porque é você, quem deve decidir
Não é o seu médico quem irá levantar-se várias vezes por noite para urinar, para o resto dos seus dias, não é nem deve de ser ele a assumir, diante de uma mulher louca de desejo, incapaz de responder às suas solicitações.
Quando um médico lhe diagnostica cancro, a sua principal preocupação é a de tratar esse cancro. Isso é normal, e é a sua formação: curar os doentes.
Ele vai tratá-lo, esforçando-se para minimizar os "danos colaterais". Mas, o seu reflexo natural é de fazer o seu trabalho: operá-lo se for cirurgião, e fazer-lhe radioterapia, ou quimioterapia, se for oncologista…
Mas para si, o objectivo não é necessariamente remover o cancro: o seu objectivo é viver tanto tempo quanto possível, o melhor possível, mantendo as suas funções essenciais, se possível.
Em muitos casos de cancro, significa o mesmo: viver melhor e por mais tempo, a prioridade das prioridades é curar-se; garantir que não tem um tumor. E isso implica a cirurgia, a radioterapia, e a quimioterapia.
Mas no caso do cancro da próstata é diferente. Porque é um cancro que se desenvolve lentamente, deve considerar o fato de que vai ter uma longa vida após o diagnóstico. Isto muda a perspectiva sobre os efeitos adversos do tratamento. Porque eles vão afectar a sua vida por muitos anos.
Dependendo de sua idade, a sua situação pessoal, o seu estilo de vida, pode aceitar ou não, assumir o risco. Ninguém deve decidir por si.
Como se decidir
Para tomar a decisão certa, deve saber exactamente quais são os vários tratamentos médicos que existem, quais são os seus riscos e benefícios, incluindo muitos tratamentos alternativos.
Deve também, e é igualmente importante saber, como a vida de um doente que sofreu este tratamento, foi alterada, para o bem e para o mal. E tem necessidade de conhecer testemunhos de outros doentes.
Tomemos o caso de impotência sexual.
Falamos muito, mas o que implica isso exactamente? Como evolui a vida de um casal, em geral, quando um homem não tem mais as suas capacidades? Mesmo que possa imaginar, nada pode substituir a história de pessoas que se encontram nesta situação. Quando lhe mostram exactamente o que eles estão a viver, pode julgar melhor se sentir que se colocou nesta situação.
Isso pode alterar significativamente a sua percepção de "risco" que existe ao viver com o cancro da próstata.
Até muito recentemente, era impossível encontrar informação vital de modo condensado e confiável. Mas um livro foi publicado este ano, o qual faz exactamente isso:
Ele apresenta, uma linguagem clara, acessível e até divertida de ler:
• Todas as terapias convencionais do cancro da próstata, com as suas vantagens, e seus inconvenientes.
• As inovações mais recentes com robôs que operam, incluindo o "gigante de Tesla", a única máquina no mundo capaz de realizar ressonância magnética (IRM) endorretal da próstata com espectrografia;
• Todas as terapias naturais e alternativas, testadas para si;
• Tudo o que o seu médico se "esquecerá" de dizer no dia em que lhe anunciar que tem cancro da próstata;
• O que sente exactamente um doente antes, durante e depois de cada tratamento, e as implicações directas que isso tem na sua vida pessoal, trabalho, familiar e conjugal.
Este é um livro que foi escrito para ajudar todos aqueles que têm cancro da próstata, e que recebem de todos os lados diferentes opiniões, especialmente se deve operar ou não.
É o livro "Não toque na minha próstata", Dr. Mark Scholz e Ralph Blum, recentemente publicado em francês. Eu considero indispensável em todas as bibliotecas: porque um dia você vai, inevitavelmente, preocupar-se com o cancro da próstata, ou porque você vai ser atingido, ou o seu cônjuge, ou o seu pai ou alguém próximo.
Este livro foi escrito por um médico americano especialista da próstata, o Dr. Mark Scholz, com um dos seus doentes, que diz exactamente o que vivenciou e sentiu em cada etapa de um cancro da próstata quando foi diagnosticado: como a sua esposa, os seus colegas, os seus amigos reagiram, todos os conselhos para que tudo se passe pelo melhor e os erros a evitar.
Você tem o ponto de vista técnico, médico, e do médico; e tem as consequências práticas, humanas, que o doente deve assumir. As duas faces da moeda são também importantes de conhecer. Você decide apenas com base no que o seu médico lhe disse, mesmo que ele seja um especialista, é como escolher um restaurante ouvindo apenas o que diz o chef, mas não os clientes.
Dou-lhe um exemplo, para que você possa medir o quanto este livro é prático, e pode ser o seu "manual da doença de cancro da próstata":
No capítulo 8, ele explica exactamente quais são os diferentes tratamentos para a impotência e o que eles trazem realmente no caso de decidir ser operado e que, por azar se encontre impotente.
No capítulo 20, encontra todos os conselhos, sobre nutrição e de complementos alimentares a serem seguidos conforme a evolução do seu cancro da próstata.
Mais do que um livro, é um amigo próximo que você tem do seu lado, que terá passado antes de si através de todas as provações que o aguardam, e que lhe dirá exactamente "como era", de modo a que possa escolher o seu próprio itinerário.
Não pensem que vos quero vender o livro para ganhar dinheiro. É exactamente o contrário. Se eu o recomendo, é realmente porque acho que é um bom livro que lhe irá servir.
Nós na Serdanatureza, ainda não lemos o livro, mas sabemos aconselhar os suplementos que pode tomar para prevenção e saúde da sua próstata e para a impotência, fica aqui a lista com os links para as respectivas paginas:
Prostate Health Clinical Strength - 90 Softgels
Lycopene Double Strenght Licopeno
ADAM MEN'S MULTIPLE VITAMIN
EPIMEX
NETTLE ROOT, LYCOPENE & ZINC COMPLEX
PROSTERBE
SAW PALMETTO EXTRACT 80 MG
Impotência:
MEN’S VIRILITY POWER
Maca 100 Cápsulas
TESTO JACK 100™
Lycopene Double Strenght Licopeno
ADAM MEN'S MULTIPLE VITAMIN
EPIMEX
NETTLE ROOT, LYCOPENE & ZINC COMPLEX
PROSTERBE
SAW PALMETTO EXTRACT 80 MG
Impotência:
MEN’S VIRILITY POWER
Maca 100 Cápsulas
TESTO JACK 100™
À vossa saúde!
Texto original: Jean-Marc Dupuis
Tradução e adaptação do texto: Eugénia Gomes
Comentários
Enviar um comentário