Avançar para o conteúdo principal

CLA - O que mostram os trabalhos científicos?



Benefícios para a Saúde
Os benefícios que se têm observado com a utilização do CLA, são essencialmente ao nível da redução da gordura corporal, embora esse nutriente também seja um bom fortalecedor do sistema imunitário, possua actividade antioxidante e anti-inflamatória e possa diminuir os níveis do colesterol.
Mais informações, aqui
Ao contrário da esmagadora maioria dos produtos para emagrecer, que tentam provocar perdas de peso rápidas e que acabam por provocar o famoso efeito "yo-yo", ou promover perdas de água e massa muscular acentuadas, o CLA deve ser usado por todos os que pretendem tonificar o corpo, reduzir progressivamente a gordura corporal, com a obtenção simultânea de um efeito benéfico sobre a massa muscular e fortalecer o seu sistema imunitário.

CLA e redução da gordura corporal
CLA é essencialmente direccionado para promover a redução da gordura corporal e não especificamente para reduzir o peso. Para todos aqueles que atingiram o seu peso ideal, pode ajudá-los a prevenir que voltem a ganhar gordura.
Foi demonstrado através de estudos científicos, que se verifica um aumento do dispêndio energético, com o tratamento de CLA, o qual é suficiente para diminuir a acumulação da gordura.
São vários os modos de acção pelos quais o CLA actua. Contudo, o mecanismo mais consistente aparenta ser o do metabolismo energético - o CLA estimula directamente a degradação da gordura.
Os investigadores descobriram que o CLA actua em dois locais distintos - nos adipócitos (células gordas), local onde a gordura se acumula e nas células musculares, principal local onde a gordura é queimada para a obtenção da energia.

Os mecanismos de acção do CLA propostos para a redução da gordura corporal, são os seguintes:

1. Diminuição da gordura absorvida e acumulada, após as refeições, por inibição da lipoproteína lipase. Esta enzima é essencial para facilitar a entrada dos triglicéridos dentro das células.

2. Aumento da taxa de utilização da gordura corporal. Este processo passa-se na mitocôndria da célula muscular, por estímulo da enzima CPT (Carnitina P. Transferase). Uma vez que a gordura não entrou na célula, como vimos acima, então vai ser canalizada para o músculo, através do sangue, onde irá ser oxigenada (queimada).

3. Diminuição do número total de células gordas existentes no corpo. O CLA inibe a diferenciação dos pré-adipocitos em adipocitos.

O que mostram os trabalhos científicos?
Um dos estudos mais interessantes, foi realizado durante 1 ano, com 180 mulheres e homens com excesso de peso. Este estudo demonstrou que uma suplementação com 3,4g de CLA, para além de ser completamente segura para a saúde, conduziu a uma redução de cerca de 8,7% da massa gorda corporal, sem qualquer alteração dos estilo de vida ou dieta alimentar.
Outro estudo efectuado na Suécia demonstrou a capacidade do CLA em reduzir particularmente a gordura abdominal - apenas durante 4 semanas, homens obesos (com a gordura concentrada na zona abdominal), sem seguirem qualquer dieta, viram reduzida a sua percentagem de gordura corporal em 2%.
O CLA reduz a massa gorda corporal em indivíduos obesos e com excesso de peso - num estudo realizado com 60 pessoas, foi avaliada a acção de diferentes dosagens de CLA em 5 grupos diferentes de pessoas obesas ou com excesso de peso. Ao fim de 12 semanas de tratamento foi encontrada uma redução significativa de massa gorda corporal nos grupos que tomaram 3,4g e 6,8g de CLA. O estudo concluiu que, em face dos resultados, basta uma dosagem de 3,4g de CLA para se notarem bons resultados na redução da gordura corporal.
De referir que os trabalhos que revelam claramente efeitos benéficos ao nível da redução da gordura corporal, bem como máxima segurança para a saúde, utilizaram suplementos de CLA concentrados nos dois isómeros activos.Benefícios para a Saúde.

Mais informações, aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba como a inflamação afecta o seu corpo

Por Carly Fraser A Inflamação controla todos os aspectos da nossa vida. Se você ou alguém que conhece sofre de dores constantes, dor crónica, diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ADD / ADHD, neuropatia periférica, enxaqueca, cancro, problemas de tiróide ou problemas dentários, está constantemente a lidar com a inflamação. Aprender como a inflamação afecta o corpo, e o que pode fazer para a parar, é o primeiro passo para perceber todo o potencial do seu corpo. Em vez de ir à raiz da causa, os médicos, quando estão perante os doentes que sofrem dos problemas acima mencionados, dão aos seus doentes medicamentos, para encobrir os problemas que continuam a manifestar-se e a piorar. Se lhes dissessem simplesmente que para melhorarem, têm que eliminar a inflamação do seu organismo, então, nunca mais teriam que tomar medicamentos. A inflamação começa no nosso intestino, com uma reacção auto-imune que evolui para uma inflamação sistémica. Assim, podemos ver o qu

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO 5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro.  A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros

Mucuna Pruriens, contra a doença de Parkinson

Mucuna Pruriens, também conhecido por Feijão veludo ou Feijão-da-florida. A natureza nunca deixa de nos surpreender. Se não, olhe para esta estranha planta leguminosa de origem tropical, também conhecida como Feijão de veludo, a Mucuna Pruriens. É realmente impressionante, que esta planta usada há séculos pela Ayurveda, a medicina tradicional indiana, são-lhe atribuídas 200 indicações terapêuticas. Sim, leu bem : mais de 200. Isso faz com que, possivelmente, estejamos a falar de uma "super planta" medicinal, dada a sua capacidade de oferecer um remédio para um grande numero de doenças de diferente origem, tipo e condição.  Dentro da sua vagem encontra-se um extraordinário potencial de cura: desde um tónico potente ou restaurador, um excelente afrodisíaco, um antipirético contra a febre ou alívio da dor menstrual, até mesmo um antídoto para o veneno da picada de cobras, como a víbora malaya ou a cobra cuspidora. E, no entanto, todas estas propriedades excep